Campanha ‘Na rota da igualdade’ visa combater o racismo

A campanha “Na rota pela igualdade” foi lançada no dia da Consciência Negra (20/11), no Rio, para combater o racismo no transporte público e nas ruas. Cartazes e materiais informativos sobre a ação estão sendo fixados nos quatro mil ônibus da frota municipal. Os cartazes têm QR Codes estampados, que direcionam para a página oficial da campanha em que as pessoas são orientadas a denunciar casos de discriminação racial. De acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, 72% das pessoas já presenciaram uma situação de racismo em seu transporte no dia a dia.

A iniciativa é do Ministério da Igualdade Racial em parceria com o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de ônibus da capital, e a Coordenadoria de Igualdade Racial do Rio, da Secretaria municipal da Casa Civil.

“Essa campanha é para reforçar que o racismo no transporte é inadmissível. Não é normal que pessoas negras sejam mais de 70% da população que já sofreu discriminação racial no transporte público. Precisamos cada vez mais fazer com que as pessoas tenham conhecimento e entendam que o transporte é lugar de dignidade”, disse a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

O presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, disse que o objetivo é conscientizar passageiros e rodoviários e ressaltar o papel essencial das denúncia. “Estamos numa busca incessante em promover um ambiente inclusivo e humano no nosso setor. Desta vez, temos a honra de contar com a expertise do governo federal para darmos voz às vítimas do racismo”, comentou.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: