Eduardo Paes anuncia o adiamento do Jaé para julho
Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (08/01) o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou o adiamento para o dia 1º de julho do uso exclusivo do Jaé nos transportes municipais.
Com o adiamento, o usuário poderá continuar a pagar a passagem com o uso do Riocard. Quem já comprou o Jaé, poderá continuar usando o cartão em todos os modais municipais, mas sem a possibilidade de fazer as integrações com o trem, metrô, barcas e ônibus intermunicipais. A falta de integração com os transportes sob a responsabilidade do governo estadual é um dos principais problemas para a implantação do Jaé. O passageiro que possui o benefício do Bilhete Único Intermunicipal deve continuar usando do Riocard para fazer as integrações
O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, disse que não tem como integrar o atual sistema com o novo da prefeitura até fevereiro. A ideia do governo estadual é licitar em até dois meses uma nova bilhetagem que será integrada com o novo sistema da prefeitura.
Além da falta de integração, o consórcio que administra a nova bilhetagem pode mudar de dono. A Autopass S.A., que opera a bilhetagem na região metropolitana de São Paulo, negocia a compra do Jaé. O negócio, segundo Paes, precisa do aval da prefeitura. A informação foi antecipada pelo site Relatório Reservado, que detalhou os motivos da venda do Jaé e dos riscos assumidos pela Autopass com a aquisição da operadora do novo cartão.
Em nota, a Autopass disse que a “aquisição do sistema carioca faz parte da estratégia de crescimento e inovação da empresa, focada no desenvolvimento de soluções seguras, eficientes e acessíveis para a mobilidade urbana”.
Com 15 anos de atuação, é pioneira na implementação de sistemas com cartões inteligentes, bilhetes digitais QR Code e um aplicativo próprio. “A Autopass possui expertise para viabilizar o funcionamento transparente e eficiente do sistema de bilhetagem eletrônica na cidade do Rio. Está comprometida em oferecer aos cidadãos cariocas um sistema de bilhetagem moderno e confiável, facilitando a transição completa para o Jaé, atualmente em fase de coexistência com outro sistema”, diz a nota.
Foto: Divulgação.