Bonde: após testes, ramal Paula Mattos vai operar diariamente

A partir desta segunda-feira (17/03), o ramal Paula Mattos do Bonde de Santa Teresa vai operar todos os dias. Após a conclusão da fase de operação assistida, a circulação será feita no trecho entre a Estação Carioca e o Largo das Neves, de segunda a sexta-feira (das 8h às 17h) e aos sábados, domingos e feriados (das 9h às 17h). O intervalo será de 1h, com possibilidade futura de redução e ajustes, conforme a demanda.

Desde janeiro de 2024, o bonde passa por obras de reestruturação com investimentos na recuperação de trilhos e rede aérea, além de ampliação da frota e da equipe. Além disso, desde abril do ano passado, 34 novos profissionais foram contratados, entre motorneiros, auxiliares e supervisores. O trecho estava inativo há mais de dez anos.

Além do ramal Paula Mattos, o bonde também opera no trecho entre a estação Carioca e a parada Dois Irmãos. Nesse trajeto, a circulação também ocorre de segunda a sexta-feira (das 8h às 17h) e aos sábados, domingos e feriados (das 9h às 17h), mas os intervalos são de 20 minutos. Cerca de 40 mil pessoas que moram em Santa Teresa serão beneficiadas com a revitalização completa do trajeto, que vai promover a conexão do bonde com o Cristo Redentor.

A tarifa custa R$ 20, incluindo ida e volta, e também dá direito ao reembarque em ambos os sentidos no mesmo dia (um na ida e um na volta). Para moradores previamente cadastrados, o deslocamento é gratuito, assim como para estudantes da rede pública uniformizados e com o cartão escolar, pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social.

“É mais uma grande notícia para moradores e turistas. Agora, basta pegar o bonde na Estação Carioca em direção ao Largo das Neves. Durante os testes, focamos especificamente no trecho que foi reativado, somente de segunda a sexta, mas agora é vida normal, como a população merece, com o bonde fazendo viagens diretas pelo ramal completo e em todos os dias da semana. E seguimos avançando para entregar, ainda neste semestre, o trajeto completo até o Silvestre, depois de quase 20 anos de espera”, destacou o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.

Foto: Thiago Freitas / Setram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: