Grupo CCR doa itens de Achados e Perdidos para ONG

Especialmente em períodos de grandes eventos, como Carnaval, por exemplo, é comum que os passageiros esqueçam objetos pessoais nos transportes públicos. A CCR Barcas encerrou suas atividades no dia 11 de fevereiro como operadora do transporte aquaviário com cerca de 150 objetos que não foram resgatados. Esse material permaneceu por mais de 30 dias (tempo limite para a devolução) aguardando seus donos que, por alguma razão, não voltaram para recuperá-los. Por conta disso, seguindo a política adotada por todas as empresas do Grupo CCR, esse material foi doado.

No caso das empresas do Rio, os itens foram direcionados à ONG Providenciando a Favor da Vida, localizada no Morro da Providência. Há uma bicicleta, livros, roupas, mochilas, calçados, brinquedos, entre outros.  Para ser beneficiada, a instituição precisa estar alinhada aos valores da empresa e apoiar causas humanitárias, educacionais ou culturais.

“Somos gratos por essa iniciativa. Os itens doados pela CCR certamente farão a diferença no apoio às famílias atendidas pela ONG. As doações são sempre importantes para quem as recebe e mostram que atitudes simples podem transformar vidas. Juntos, podemos construir um futuro melhor para muitas pessoas”, ressaltou Raquel Spinelli, fundadora da ONG Providenciando a Favor da Vida.

Procedimentos para Achados e Perdidos no VLT

Nas estações e composições, as equipes das concessionárias de transporte público costumam encontrar desde itens mais comuns, como documento, guarda-chuva, óculos e livro, até os mais inusitados, como prótese dentária, impressora e churrasqueira. Mas o que fazer quando os clientes não retornam para recuperar os seus pertences?

Caso um passageiro encontre ou esqueça um objeto em alguma estação, parada ou composição, o processo de devolução é simples. Para quem encontra algum objeto esquecido, acionar um agente de estação é o primeiro passo para garantir a entrega segura.

Já para quem perdeu um item, é necessário entrar em contato com o setor de Achados e Perdidos através do e-mail achadoseperdidos.vlt@grupoccr.com.br informando as características do objeto, o horário e a linha em que perdeu. Se for encontrado, o setor fará contato com o cliente. Após a comprovação da veracidade, documentos pessoais são solicitados para registro no formulário de devolução, facilitando o processo de retirada.

Acervo com mais de 5 mil itens

No VLT, o acervo reúne mais de 5 mil itens. Todos os objetos esquecidos são catalogados, armazenados adequadamente e podem ser requisitados em até 90 dias. Depois deste período são destinados à doação. A empresa já iniciou os trâmites junto ao Instituto CCR, responsável pelas diretrizes de doação do Grupo, para que esse acervo seja destinado a uma instituição. A expectativa é de que o processo seja finalizado até mês que vem.

“O Instituto CCR realiza um trabalho com muito cuidado e responsabilidade. As empresas administradas pela CCR precisam seguir ritos e indicar instituições que estejam relacionadas aos focos estratégicos de educação, cultura, saúde e segurança. Além de proporcionar um destino aos objetos esquecidos, essa iniciativa reforça pequenos gestos podem ter um impacto significativo”, afirmou Ivana Carvalho, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo CCR.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: