Estado do Rio tem passe livre nos ônibus em 16 cidades
No estado do Rio, a população de 16 municípios não paga passagem no transporte público. Esse fato coloca o estado como o primeiro no país com mais casos de tarifa zero em proporção de municípios. O pesquisador de mobilidade urbana da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Santini explica que a tendência é de cidades cada vez maiores ampliarem o passe livre. Itaboraí, com 240.040 habitantes; Maricá, com 211.986; e Japeri, com 102.149 lideram o ranking de municípios de médio porte, que adotaram a tarifa zero. Ao todo, quase 1 milhão de pessoas podem usufruir de ônibus gratuitos no estado.
Para Santini, as cidades estão tentando recuperar os passageiros de ônibus perdidos na pandemia, mas não têm conseguido resultados significativos. As únicas que reverteram a crise nos transportes públicos que marcou a última década foram as cidades que implementaram a tarifa zero.
Maricá é o caso mais bem-sucedido, com os coletivos “vermelhinhos”. O município adotou o passe livre há mais de 10 anos e foi gradualmente estruturando o que hoje é a maior rede de tarifa zero do Brasil, com 47 linhas de ônibus, administradas pela Empresa Pública de Transportes (EPT). Em 2024, houve um aumento de 20% no número de linhas em comparação com 2023.
Além de Itaboraí, Maricá e Japeri, as cidades de Guapimirim; Casimiro de Abreu; Paracambi; São Fidélis; São João da Barra; Tanguá; Silva Jardim; Conceição de Macabu; Cantagalo; Mendes; Carmo; Comendador Levy Gasparian; e São Sebastião do Alto adotaram a tarifa zero.
Com informações do Brasil de Fato
Foto: Divulgação.