Três novas linhas de ônibus entram em operação nesta 2ª feira

Três novas linhas de ônibus – 780 (Metrô Pavuna – Terminal Madureira), 820 (Rio da Prata – Terminal Mato Alto) e 864 (Terminal Campo Grande – Bangu) – começaram a rodar, nesta segunda-feira (02/06), nas zonas Norte e Oeste do Rio. Além das novas opções, sete linhas existentes tiveram seus itinerários ajustados para melhorar o atendimento.

A linha 780 deve realizar 50 viagens de ida e volta por dia; a linha 820 vai fazer 66 viagens e a linha 864, 157 viagens. O planejamento é válido para os dias úteis.

Itinerário da Linha 780 (Metrô Pavuna – Terminal Madureira

Metrô Pavuna

Anchieta

Estrada do Camboatá

Terminal Deodoro

Marechal Hermes

Rua Marina

Rua João Vicente

Oswaldo Cruz

Terminal Madureira

Itinerário da linha 820 (Rio da Prata – Terminal Mato Alto)

Rio da Prata

Estrada do Cabuçu

Rua Olinda Ellis

Estrada do Cachamorra

Largo do Correia

Fazenda Mdelo

Terminal Mato Alto

Itinerário da linha 864 (Terminal Campo Grande – Bangu)

Terminal Campo Grande

Senador Vasconcelos

Santíssimo

Senador Camará

Bangu

Linhas com itinerários alterados

  • Linha 791 (Padre Miguel/Terminal Deodoro): teve o itinerário estendido para incluir os bairros Barata e Periquito, entre Padre Miguel e Parque Realengo.
  • Linha 799 (Pavuna/Bangu): passou a seguir além do Terminal Sulacap, atendendo agora o Jardim Novo Realengo, Rua Limites, Estrada de Realengo e Bangu.
  • Linha 845 (Cantagalo/Campo Grande): incluiu em seu trajeto a Rua Alhambra, Estrada da Cachamorra e o Centro Esportivo Miécimo da Silva, antes de chegar ao Terminal Campo Grande.
  • Linha 864 (Campo Grande/Terminal Sulacap): após passar por Bangu, segue por Padre Miguel, Realengo e Avenida Marechal Fontenelle até o Terminal Sulacap.
  • Linha 917 (Padre Miguel/Bonsucesso – via Campo dos Afonsos): agora parte de Padre Miguel e percorre Realengo em direção a Bonsucesso.
  • Linha 946 (Pavuna/Engenho da Rainha): passa a circular pela Avenida dos Italianos e Estrada da Portela, com paradas no Norte Shopping e no PAM Del Castilho, antes de seguir para Madureira.
  • Linha SV917 (Padre Miguel/Bonsucesso – via Rua Marina): teve o percurso prolongado para incluir o bairro de Padre Miguel.

De acordo com as regras do acordo firmado entre o Município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual, além da tarifa de R$ 4,70 paga pelos passageiros, os consórcios recebem um repasse complementar calculado pela quilometragem efetivamente rodada, monitorada via GPS. O modelo busca assegurar que os ônibus estejam, de fato, nas ruas, prestando o serviço contratado.

São cerca de 200 linhas retomadas ou criadas desde junho de 2022, quando entrou em vigor o acordo judicial O objetivo é restabelecer gradualmente o serviço de ônibus, ampliando a cobertura e garantindo deslocamento digno para a população.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: