Policiais militares e civis realizam treinamento no Terminal Gentileza

As forças estaduais de segurança, em parceria com o VLT Carioca, realizam, nesta quinta-feira (05/06), a partir das 22h, um exercício simulado de ocorrência com reféns no Terminal Gentileza. Durante a atividade, ocorrerão movimentações típicas de uma operação de emergência, incluindo o desembarque de policiais de helicópteros, uso de equipamentos táticos, posicionamento de atiradores de precisão, uso de cães treinados para neutralizar ameaças e detectar explosivos e ações de socorro às vítimas.

A ação iniciará com uma tentativa de roubo a uma das lojas no mezanino (no 2° andar). Logo após, ao perceber a movimentação de segurança privada no local, o criminoso manterá uma funcionária como refém. Vale ressaltar que, durante o treinamento, os serviços não serão impactados e os clientes terão acesso aos transportes normalmente.

“Este tipo de exercício é muito importante para capacitar as equipes para atuarem de forma coordenada e eficaz, garantindo a proteção tanto dos reféns quanto da população ao redor e até mesmo dos próprios agentes envolvidos. O treinamento constante é fundamental e faz com que nossas forças policiais estejam sempre muito bem preparadas, independente de qualquer situação que encontrem”, destacou o secretário de segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos.

O exercício tem como objetivo mapear as áreas do Terminal, que foi inaugurado há pouco mais de um ano, além de treinar a capacidade de resposta a esse tipo de ocorrência em um ambiente público, com grande fluxo de pessoas.

“O Terminal Gentileza, que integra as operações do VLT, BRT e das linhas de ônibus municipais, já se consolidou como um dos pontos mais movimentados da cidade. Por isso, esse treinamento é fundamental também para os colaboradores do VLT que atuam no local, ajudando-os a estarem preparados para situações de crise. Será uma oportunidade importante para revisarmos procedimentos de segurança internos e buscarmos melhores práticas de atendimento”, afirmou Sílvia Bressan, diretora do VLT Carioca.

Participarão da ação equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Comando de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE), além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: