Hemorio oferece passagens gratuitas para quem doar sangue
A Rota Solidária, evento do Hemorio, em parceria com os modos de transporte do Rio, oferece passagens gratuitas aos doadores de sangue pelo terceiro ano consecutivo. A ação, que faz parte do “Junho Vermelho”, mês dedicado ao incentivo à doação, começou na segunda-feira (9/06) e vai até domingo (15/06).
Para incentivar a doação, este ano, o Hemorio firmou parceria com o MetrôRio, o VLT Carioca, a Semove, a SuperVia, além dos cartões de bilhetagem eletrônica Riocard Mais e Jaé. O doador recebe a gratuidade antes da doação.
No ano passado, a iniciativa aumentou em 27% o número de doadores, resultando em 1.902 bolsas de sangue coletadas durante a ação.
O diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, destacou a importância da campanha que ajuda na mobilidade do doador até chegar ao Hemorio e contribui na manutenção do estoque de sangue.
“Pelo terceiro ano consecutivo, realizamos a “Rota Solidária”, importante campanha de doação de sangue com empresas parceiras do transporte. Precisamos manter nosso estoque a um patamar de 350 bolsas de sangue diárias e cada doação pode salvar até quatro vidas”, destacou o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.
Para participar da Rota Solidária, os doadores devem ir até o Hemorio, na Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio, das 7h às 18h, entre os dias 9 e 15 de junho, e informar qual foi o modal utilizado. Serão disponibilizadas duas passagens para cobrir os custos do deslocamento antes da doação. As passagens podem ser de modos diferentes — por exemplo, o doador pode ir de trem e voltar de metrô. Portadores do cartão Jáé receberão os créditos na conta pelo app ou diretamente no cartão.
Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. O modelo de autorização está no site hemorio.rj.gov.br.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque-Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.
Foto: Divulgação.