Detro inicia testes com ônibus elétrico na linha Xerém x Barra

Um ônibus 100% elétrico começará a rodar em fase de testes na linha 417T – Xerém x Barra da Tijuca, com o objetivo de avaliar desempenho, autonomia e viabilidade da tecnologia em trajetos rodoviários intermunicipais. A iniciativa da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e do Detro-RJ, inaugurada, nesta segunda-feira (23/06), é voltada à transição energética no transporte público intermunicipal fluminense.

O serviço especial será mais uma ação do programa RJ Mobilidade Sustentável, que também já levou veículos movidos a gás natural e biometano para testes em linhas como Rio x Barra Mansa e Duque de Caxias x Barra da Tijuca. O veículo será incluído na grade ordinária de horários mantidos pela linha.

O ônibus em teste é um monobloco AZURE A12BR 100% elétrico fabricado na China pela TEVX Higer. Com 12 metros de comprimento e equipado com ar-condicionado, o modelo se destaca pela operação silenciosa, ausência de emissões de poluentes e ainda conta com carregadores USB, Wi-Fi, painéis informativos em tempo real, além de total acessibilidade. O veículo será operado pela empresa Santo Antônio por um período inicial de 30 dias para circulação exclusiva na linha 417T.

A operação será acompanhada por técnicos do Detro-RJ e da Setram para coleta de dados que irão ajudar a desenhar os parâmetros do edital de concessão do transporte intermunicipal.

A iniciativa busca soluções de transporte que possam aliar eficiência operacional e menor impacto ambiental e faz parte do processo de testes para a futura licitação das linhas intermunicipais do estado, que irá incluir a obrigatoriedade de ônibus movidos a tecnologias mais verdes em seu edital.

O teste dialoga diretamente com as discussões iniciadas no Fórum RJ Eletromobilidade, realizado em março do ano passado. O evento reuniu especialistas, fabricantes, operadores e representantes do setor público, para debater os caminhos de uma matriz energética mais limpa no transporte coletivo do estado.

“O fórum foi o pontapé para consolidarmos uma cultura de eletromobilidade no estado. Agora, com mais esse teste prático, damos continuidade ao compromisso assumido: conhecer na prática, planejar com base técnica e promover um transporte público mais sustentável. Essa é uma transformação que já começou”, finalizou o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: