Detro-RJ e PGE-RJ firmam convênio contra assédio moral e sexual

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ) firmaram termo de convênio que marca o início de uma atuação conjunta voltada à prevenção e ao combate ao assédio moral e sexual dentro das instituições públicas e no transporte intermunicipal.

O convênio foi estabelecido durante a conferência “Combate ao Assédio Moral e Sexual”, realizada no auditório da PGE-RJ, no Centro do Rio, como parte da campanha “Não dê Carona ao Assédio”.

O termo foi assinado pelo presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, e pela procuradora Fernanda Mainier, que representou o procurador-geral do Estado, Renan Saad, na formalização do termo que une os órgãos para o desenvolvimento de ações integradas de capacitação, acolhimento e conscientização.

O evento reuniu autoridades e especialistas ligados ao tema, além de servidores de diversos setores do Detro-RJ e da PGE-RJ, que integraram mesas de debate sobre a construção de ambientes de trabalho mais seguros e o enfrentamento da violência sexual nos transportes públicos. Participaram das mesas a chefe de gabinete do Detro-RJ, Bianca Lopes; a ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino; a delegada e ouvidora da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), Tatiana Queiroz; a procuradora de Estado e presidente da Comissão de Gênero da PGE-RJ, Fernanda Mainier; e a assessora da Coordenadora de Conscientização e Prevenção das Violências da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), Camila de Paula. Também estiveram presentes a vice-presidente do Detro-RJ, Mariana Nogueira; a procuradora de Estado Marcella de Oliveira Ribeiro; e o Subsecretário de Integração e Bilhetagem da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram-RJ), Alexandre Alcorta Daiuto.

Segundo o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, o acordo representa um passo importante na consolidação de políticas institucionais de proteção e respeito:

“A discussão sobre o combate ao assédio sexual e moral deve ser constante dentro das instituições públicas. Nossa ideia é que, formando servidores capacitados, possamos estar contribuindo para o fim dessas violências não só dentro do transporte intermunicipal, mas na sociedade como um todo”, afirmou Salgado.

A ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, também ressaltou a importância de capacitar os servidores a partir do trabalho de uma ouvidoria atuante.

“O combate ao assédio começa com a conscientização e a coragem de não se calar. Ao capacitar nossos profissionais no acolhimento de possíveis vítimas, estamos reforçando suas vozes em uma luta que deve ser de todos”, comentou a ouvidora.

“Levar o nosso trabalho a locais em que antes ele não estava presente. Aí vem o papel da ouvidoria em ser ativa. Uma política interna fortificada é uma política externa fortificada”, complementou a delegada e ouvidora da PCERJ, Tatiana Queiroz.

Campanha “Não dê Carona ao Assédio”

Criada em 2023, a campanha “Não dê Carona ao Assédio” é uma iniciativa conjunta do Detro-RJ com as secretarias de Estado da Mulher (SEM-RJ) e de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram-RJ). Além de promover conscientização e ações educativas, o projeto também foi responsável pela criação da Ouvidoria da Mulher, equipe multidisciplinar dedicada ao acolhimento empático de mulheres, principais vítimas de importunação e assédio. Desde sua criação, mais de 15 mil pessoas já foram impactadas positivamente pela campanha.

Foto: Divulgação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: