Jaé é multado de novo por desrespeito ao consumidor
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon do Estado do Rio (Procon-RJ) multaram a empresa CBD Bilhete Digital, operadora do cartão Jaé, por irregularidades que ferem os direitos do consumidor. A multa, de quase R$ 2 milhões, foi aplicada após fiscalizações dos órgãos de Defesa do Consumidor . Entre as infrações identificadas pelos agentes da Secretaria e da Autarquia estão máquinas de recarga com defeito, filas em pontos de atendimento com aproximadamente 200 pessoas, com tempos de espera excessivos, ausência de organização adequada do atendimento preferencial e falta de informações aos consumidores, além da ausência do livro de reclamações.
Em julho, a Sedcon e o Procon-RJ já tinham aplicado uma multa de mais de R$ 12 milhões à empresa, por infrações semelhantes, quando a utilização do cartão nos transportes municipais se tornou exclusiva.
De acordo com o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, essa multa é uma resposta clara e proporcional às violações cometidas. “O Estado está atento e vai continuar atuando para que empresas que prestam serviços à população cumpram suas obrigações legais”, afirma Gutemberg Fonseca.
Foto: Divulgação Procon-RJ
