Feira oferece cerca de 7 mil vagas de emprego no Terminal Gentileza
Com o objetivo de conectar jovens a empresas e organizações que oferecem oportunidades de trabalho e educação, o Decola Cria e o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) realizam, nesta quarta-feira (29/10), a primeira edição da feira “Um Rio de Oportunidades”, no Terminal Gentileza.
Voltado a jovens de 15 a 29 anos, o evento oferecerá cerca de 7 mil vagas de emprego, cursos de formação profissional e atividades de orientação de carreira, levando em conta as potencialidades, interesses e trajetórias individuais de cada participante. No local, haverá estandes de empresas e organizações parceiras, além da presença dos jovens do Conselho Jovem do Decola Cria, reforçando o protagonismo juvenil na construção de caminhos para o futuro.
A iniciativa surge a partir de um mapeamento do ecossistema de inclusão produtiva jovem na cidade do Rio, conduzido pelo Decola Cria, em 2025. O levantamento, baseado em dados da PNAD 2024, revelou que 239 mil jovens cariocas estão fora da escola e sem oportunidades de geração de renda, enquanto outros 413 mil atuam em condições de trabalho precarizado — o que significa que um em cada três jovens vive em situação de vulnerabilidade social na capital fluminense.
Diante desse cenário, a feira busca criar um espaço de conexão, orientação e acesso a oportunidades reais, reunindo empresas, organizações sociais e instituições públicas comprometidas com a promoção da juventude.
O Terminal Gentileza, escolhido como palco da iniciativa, recebe diariamente 75 mil passageiros, ampliando o alcance da ação e permitindo que mais pessoas conheçam as oportunidades oferecidas pelo Colaborativo Decola Cria.
A ação também conta com o apoio da concessionária VLT Carioca, do CIEE, da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUV-Rio) e do Instituto Entre o Céu e a Favela.
Foto: Divulgação.
