Veja as interdições de trânsito para ‘Agenda climática mundial’
O Rio de Janeiro será palco de uma série de encontros internacionais voltados à agenda climática global, às vésperas da COP30, que ocorrerá em Belém entre os dias 6 e 21 de novembro. Os eventos se concentram no Centro e na Zona Sul, com destaque para o Fórum de Líderes Locais da COP30, de 3 a 5/11, no MAM-Rio, e para o Earthshot Prize – premiação ambiental criada pelo Príncipe William –, no dia 5/11, no Museu do Amanhã.
As Conferências Climáticas da ONU (COPs) são o principal espaço de negociação global sobre a crise climática. Neste ano, o Rio sediará encontros estratégicos que antecedem a cúpula. As agendas no Rio vão destacar o papel das cidades e de soluções locais no enfrentamento das mudanças do clima.
“O Rio de Janeiro passar a ser, de certa maneira, o centro de atenções iniciais daquilo que vai acontecer na COP 30 em Belém, no Pará, com uma série de eventos acontecendo em paralelo. Não são eventos que causam restrições como vimos durante o G20 e a cúpula do BRICs, mas que demandam que a população carioca tenha uma atenção especial para alguns locais. Vamos fazer com que o príncipe William, o bilionário Michael Bloomberg, o revolucionário prefeito de Londres e todos os visitantes se tornem também apaixonados pela cidade do Rio de Janeiro”, disse o prefeito Eduardo Paes.
Planejamento operacional da Prefeitura
Durante o período, alterações momentâneas serão necessárias em algumas ruas para garantir a fluidez do trânsito. Haverá interdições viárias temporárias nas proximidades dos principais eventos – Aterro do Flamengo, Praça Mauá, Praça Tiradentes e Avenida República do Chile -, nas vias da orla, onde se concentram hotéis de delegações, e nas regiões dos aeroportos.
Veja as principais interdições:
Entorno do Museu de Arte Moderna (MAM) e Vivo Rio
Dias 3, 4 e 5/11 (de segunda a quarta-feira) – Interdição da Rua Jardel Jercolis
Praça Mauá
Dias 3, 4 e 5/11 (de segunda a quarta-feira) – A Av. Rodrigues Alves, no trecho entre a Rua Souza e Silva e a Praça Mauá terá acesso restrito
Avenida República do Chile e entorno
– Das 21h do dia 30/10 (quinta-feira) até 21h do dia 31/10 (sexta-feira)
Av. República do Chile – interdição de 1 faixa por sentido
– Das 21h do dia 31/10 (sexta-feira) até 21h do dia 1º/11 (sábado)
Avenida República do Chile, interdição de toda a extensão em ambos os sentidos
Rua do Senado, trecho entre a Rua da Relação e a Rua do Lavradio;
Rua da Relação, trecho entre a Rua Gomes Freire e a Rua do Lavradio;
Rua do Resende, trecho entre a Rua Gomes Freire e a Rua do Lavradio;
Rua do Lavradio, trecho entre a Rua do Senado e a Avenida Mem de Sá.
A operação de trânsito será reforçada pela CET-Rio durante todo o período, com 70 agentes, 34 motocicletas e 15 veículos operacionais, que atuarão orientando motoristas e pedestres durante a execução dos bloqueios e demais intervenções viárias. Mais de 20 reboques estarão posicionados em pontos estratégicos para oferecer suporte em casos de pane mecânica ou outras ocorrências. Além disso, 26 painéis de mensagens variáveis vão comunicar as condições do trânsito, rotas alternativas e orientações para motoristas e pedestres.
Técnicos da CET-Rio irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio). Em todos os locais onde os eventos serão realizados, haverá equipes atuando na orientação e na fiscalização do trânsito. Aos motoristas é recomendado que fiquem atentos à sinalização de trânsito, especialmente à proibição de estacionamento e sigam as orientações dos agentes.
Foto: Interdições.
