Operação ‘Não dê Carona ao Assédio’ vai ao Bonde de Santa Teresa

Após ações educativas em terminais rodoviários intermunicipais, rodovias estaduais e na Central do Brasil, a “Operação Não dê Carona ao Assédio”, criada pelo Detro-RJ para combater a violência à mulher e reforçar a importância da voz ativa nas denúncias, chegou ao tradicional bondinho de Santa Teresa. A intervenção ocorreu nesta quinta-feira (24/10), reunindo a equipe da Ouvidoria do departamento e a Central Logística – órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).

“Essas ações são muito importantes e vão continuar acontecendo de forma rotineira. Precisamos conscientizar a população, para que o deslocamento no transporte público seja uma experiência digna e agradável para todos. O bonde de Santa Teresa, que bateu o recorde de passageiros transportados esse ano, com mais de 60 mil embarques em um mês, é mais um ótimo cenário para chamar atenção para essa causa”, destacou o secretário Washington Reis.

A partir da Estação Carioca, os agentes distribuíram panfletos a passageiros que aguardavam o bonde e embarcaram para algumas viagens no tradicional transporte, que é patrimônio histórico-cultural da cidade. A ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, reforçou a importância de não se calar e ser voz ativa na luta contra a violência.

“Estivemos no Bonde de Santa Teresa em mais uma ação para conscientizar passageiros para a luta contra o assédio e a importunação sexual, junto a nossos parceiros da Central Logística. Todo episódio dessa violência deve ser combatido, sendo denunciado às autoridades competentes, entre eles a Ouvidoria do Detro-RJ. Esse e outros canais de denúncia podem ser encontrados no panfleto que estivemos entregando. Não dê carona ao assédio”, concluiu a ouvidora.

Ouvidoria da Mulher

A campanha “Não dê Carona ao Assédio” é uma iniciativa do Detro-RJ, em parceria com as secretarias de Estado da Mulher e de Transporte e Mobilidade Urbana, lançada em junho do ano passado como mais um esforço do departamento para levar mais qualidade às viagens no transporte intermunicipal fluminense. O foco é conscientizar passageiros sobre a luta contra o assédio e a importunação sexual, atos cometidos, principalmente, contra mulheres. Outra atitude foi a criação da Ouvidoria da Mulher, canal voltado ao público feminino que conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, assistente social e advogada.

Quem sofrer esse tipo de crime nos transportes públicos intermunicipais ou presenciar um caso pode e deve entrar em contato com o Detro-RJ. Basta ligar para o número (21) 3883-4100, sendo possível, ainda, pedir transferência para o canal exclusivo da Ouvidoria da Mulher, ou fazer contato online pelo portal OuvERJ, no link https://www.rj.gov.br/ouverj/

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: