Comissão tem dificuldade para obter documentos para investigação
Deputados da CPI dos Transportes aprovaram uma série de convites, nesta quarta-feira (21). Entre eles o do secretário de Transportes, Rodrigo Vieira, que será ouvido dia 28.
Também foram convidados o deputado federal e ex-secretário Julio Lopes (PP), e o atual presidente da Fetranspor, Armando Guerra Júnior.
De acordo com informações da coluna de Berenica Seara, a convocação do ex-presidente e réu da Lava-Jato, Lélis Teixeira, ficou para depois.
Ainda de acordo com a colunista, os parlamentares também estavam em sintonia na hora de analisar os documentos recebidos pela investigação. E também de reclamar pela demora dos que ainda não foram entregues.
O Tribunal de Contas do Estado foi rápido no gatilho e já respondeu às demandas da Casa. Já a Secretaria de Transportes e a Fetranspor não.
Busca e apreensão
O líder do governo, Gustavo Tutuca (MDB) prometeu interceder junto à secretaria para agilizar os trâmites.
E quanto à Fetranspor, o relator Geraldo Pudim (MDB) sugeriu a realização de diligência ou mesmo de busca e apreensão caso a federação continue a fazer corpo mole.
Resposta
“A Secretaria de Estado de Transportes esclarece que os requerimentos enviados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa à pasta, até o momento, foram respondidos. São eles:
– Contratos de Concessão em vigor de todas as linhas de empresas de transporte; valor das tarifas dos modais de todas as linhas de empresas de concessão de transporte público; e planilha de evolução econômica e arrecadação (individualizada por linha) de todas as linhas de empresas de concessão de transporte público. Essas solicitações foram respondidas no dia 16/03 (Ofício Setrans nº174/2018), com complementação enviada no dia 20/03 (Ofício Setrans nº 183/2018).
– Cópia da auditoria das finanças da concessionária de transporte aquaviário – respondido em 20/03 (Ofício Setrans nº 181/2018).
– Estágio do processo da nova licitação de transporte aquaviário – respondido em 28/02 (Ofício Setrans nº 125/2018).
A Setrans ressalta que está à disposição para envio de qualquer informação que venha a ser solicitada”.
Fonte: Extra