Governador indica novos nomes para o conselho da Agetransp

O governador Luiz Fernando Pezão indicou uma nova lista para integrar o conselho-diretor da Agência Reguladora de Transportes Públicos (Agetransp). Os nomes são: Carlos Correa, reconduzido ao cargo; Murilo Leal, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Governo; Vicente Loureiro, diretor-executivo da Câmara Metropolitana; José Fernando Moraes Alves, presidente do Detro; Aline Paula Camara, Procuradora do Estado. A lista será enviada para Assembleia Legislativa, para aprovação e avaliada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Pezão teve de substitui os indicados por determinação do MPRJ, que ajuizou na última quinta-feira (5/4) uma ação civil pública, para impedir a nomeação de Gothardo Lopes, ex-prefeito de Volta Redonda; Murilo Leal, que foi candidato a prefeito de Paracambi; Lucineide Marchi, que foi chefe de gabinete do Dep. Paulo Melo; Graça Matos, ex-deputada.

Segundo o MPRJ, os indicados Murilo Provençano do Reis Leal, Gothardo Lopes Netto, Maria das Graças Tuze de Matos e Lucineide Pereira Cabral Marchi não possuem qualificação técnica nem experiência suficiente no setor de transporte, exigidas para atuar no conselho-diretor da autarquia. Além disso, possuem vínculos subjetivos com autoridades públicas ou grupos empresariais ligados ao setor de transporte. Para o MP, “a situação viola a independência da Agetransp, comprometendo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência”.

A Agência é o órgão responsável por fiscalizar a atuação das concessionárias estaduais de transporte, como a Supervia, a CCR Barcas e o Metrô Rio. Entre as funções dos conselheiros está a distribuição de multas a concessionárias de transporte do estado.

Foto: Fotos Públicas/ Tânia Rêgo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: