Embarcações com bicicletário facilitam o transporte para ciclistas

Os usuários de bicicleta contam com mais espaço para transportar suas bikes nas embarcações que fazem o trajeto Rio-Niterói. A CCR Barcas implantou bicicletários com capacidade para até 45 veículos nas proas das embarcações Gávea, Ingá, Urca e Neves. O espaço foi ampliado para atender o crescimento do número de ciclistas na linha Arariboia.

Segundo a concessionária, em 2012, a média diária de passageiros com bicicletas, que faziam a travessia Praça XV – Arariboia, entre 7h e 12h, era de 120 veículos por dia. Atualmente, no mesmo período, a média é de 320 bikes, um aumento de 166%.

De acordo com a logística estabelecida, os ciclistas devem ser os últimos a embarcar e a desembarcar, sendo que o armazenamento de bicicletas nos catamarãs ocorre de maneira que não interfira na segurança da navegação e dos passageiros.

Inicialmente, esse benefício foi concedido durante os fins de semana; depois, em dias úteis, nos horários de contrafluxo e de menor movimento. Desde 2013, usuários da linha podem transportar suas bicicletas convencionais, sem custo adicional, em qualquer horário. Para quem utiliza bicicleta dobrável, o acesso gratuito já existia em todas as linhas.

Os passageiros contam com bicicletários das prefeituras em frente às estações Arariboia, Charitas, Paquetá e Praça XV. No Cocotá, na Ilha do Governador, o equipamento fica do lado de dentro da estação e dispõe de 28 vagas.

Foto: Divulgação/ CCR Barcas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: