CPI dos Transportes apura denúncias contra Viação 1001, em audiência em Campos

O suposto monopólio da Auto Viação 1001, nas regiões Norte, Noroeste e dos Lagos foi denunciado pelo presidente da Associação dos Usuários de Transportes Coletivos Intermunicipais e Interestaduais do Estado do Rio (Autrac), Paulo Roberto Siqueira Baltazar. A queixa foi levada à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), que investiga as irregularidades da gestão pública no setor. As informações são do site da Alerj.

Paulo Roberto disse, durante a reunião, nesta sexta-feira (11/5) na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado, que a empresa é a única que opera 145 linhas de ônibus que circulam entre a divisa do Espírito Santo até a capital do estado.

O presidente da Autrac contou que a Viação 1001 cobra valores diferenciados nas tarifas e que o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro) tem conhecimento da irregularidade. De acordo com Paulo Roberto, o passageiro que embarca de Campos para Macaé paga R$ 0,38 pelo quilômetro. Já de Campos para Cabo Frio custa R$ 0,40.

O diretor técnico operacional do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro), João Cassimiro, respondeu que a metodologia utilizada para determinar o valor das passagens é pública e está no site do departamento. Cassimiro informou que, a pedido do Ministério Público Estadual (MP-RJ), já está pronto o processo de licitação para as linhas intermunicipais que hoje são operadas pela 1001. Segundo o diretor, essas permissões foram concedidas nos anos 90 e sempre prorrogadas pela Justiça. Agora, com a licitação, ele avalia que os questionamentos serão resolvidos.

O diretor executivo da Viação 1001, Heinz Wolfgang Júnior, explicou que a titularidade das linhas é do Estado e confirmou que a empresa tem a concessão de 145 linhas intermunicipais. Heinz Wolfgang destacou que a empresa não interfere no cálculo do valor das tarifas, uma prerrogativa do Detro.

O relator da CPI, deputado Geraldo Pudim (MDB), disse que a Comissão vai apurar a denúncia. O presidente da Comissão, deputado Eliomar Coelho (PSol), defendeu a licitação das linhas e ressaltou a importância da transparência nesse processo.

Também compuseram a mesa, o deputado Nivaldo Mulim (PR); o vereador de Campos, José Carlos (PSDC); o secretário de Desenvolvimento Econômico; e o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha.

Foto: Octacílio Barbosa/Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: