Obra da Linha 3 do VLT avança na Marechal Floriano com novas interdições

A circulação de veículos no Centro do Rio vai ser alterada, a partir da próxima sexta-feira (25/5) por conta do avanço das obras de implantação da Linha 3 do VLT. O novo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos ligará a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont (por meio de conexão com a Linha 1). A nova linha passa pela Av. Marechal Floriano, com três paradas, e a ligação com a Linha 1 se dará na Av. Rio Branco, entre as estações São Bento e Candelária.

Com o início das obras, a interdição ao tráfego na Av. Marechal Floriano será ampliada, passando a compreender todo o trecho entre a Av. Tomé de Souza e a Rua do Acre, deixando duas faixas de rolamento livres à circulação no cruzamento com a Rua Camerino. No trecho interditado da Av. Marechal Floriano, circularão somente veículos de serviço e de moradores, para acesso local, sendo mantida uma faixa para este fim.

Por causa das obras, o tráfego de veículos passará de quatro para apenas uma faixa e as calçadas ficarão mais estreitas. Os lojistas da área temem que as interdições reduzam a clientela e já preveem uma queda de 70% no fluxo de fregueses. Em janeiro, dois quarteirões da Av. Marechal Floriano, entre a Av. Tomé de Souza e a Rua Camerino, foram interditados, para receber outro trecho do VLT. Desde então, segundo a associação comercial da área, três lojas da área faliram.

Confira as alterações previstas:

A Rua da Conceição terá o sentido invertido entre a Av. Marechal Floriano e a Rua Leandro Martins e passará a funcionar em mão-dupla no trecho entre a Marechal Floriano e a Rua Teófilo Otoni.

A Rua dos Andradas também passará a operar em mão-dupla entre a Av. Marechal Floriano e a Teófilo Otoni para permitir acesso local.

As linhas de ônibus das empresas Rio Ita, Pendotiba e Garcia, que encerravam seus trajetos na Av. Marechal Floriano, passam a ter ponto final na Rua do Acre. Já as linhas das empresas Ingá, Coesa e Fagundes passam a ter ponto final na Rua Camerino.

Novo itinerário das linhas de ônibus:

Rio Ita: 565D – 566D – 1926D – MB17; Pendotiba: 770D – 771D; Garcia: 709D

Ida: (…) Av. Pres. Vargas, Pça. Pio X, retorno na R. Primeiro de Março, Av. Pres. Vargas, Rua Uruguaiana, com ponto final na Rua do Acre.

Volta: Rua do Acre (ponto final), Pça. Mauá, Av. Rio Branco, Av. Pres. Vargas (…)

Ingá: 730D – 731D; Fagundes: 722D – 724D – 726D – 521D

Ida: (…) Av. Pres. Vargas, Pça. Pio X, retorno na Rua Primeiro de Março, Av. Pres. Vargas, Rua Uruguaiana, Rua do Acre, Pça. Mauá, R. Sacadura Cabral, ponto final na Rua Camerino.

Volta: Rua Camerino (ponto final), Av. Passos, Av. Pres. Vargas (…)

Coesa: 545D

Ida: (…) Via Binário, Av. Venezuela, Pça. Mauá, R. Sacadura Cabral, com ponto final na Rua Camerino.

Volta: Rua Camerino (ponto final), Av. Passos, Av. Pres. Vargas, Pça. Cristiano Otoni, R. Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo (…)

Foto: JP Engelbrecht/Fotos Públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: