Sindicato de motoristas de ônibus discute paralisação nesta terça

Os motoristas e cobradores de ônibus vão fazer assembleia na tarde desta terça-feira (7/8), na porta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro. Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sintraturb), o objetivo é cobrar dos empresários do setor os dissídios de 2017 e 2018, além do reajuste salarial de 7%, que seria concedido aos trabalhadores em duas parcelas de 3,5%, sendo a primeira aplicada em 1º de junho e a segunda, em 1º de novembro. O acordo foi firmado durante a audiência de conciliação realizada no dia 11 de junho na sede do TRT, 1ª Região.

Segundo Sebastião José, presidente do sindicato, até o momento as determinações não foram cumpridas, e a falta de palavra dos empresários do setor trouxe insegurança para a categoria, que voltou ao estado de greve. O presidente do Sintraturb disse que, na época, os trabalhadores retornaram ao trabalho acreditando na palavra do Rio Ônibus, sindicato do setor, e da Prefeitura, em atendimento a um pedido da magistrada, que solicitou que a categoria não paralisasse os serviços até que o acordo fosse concluído.

Sebastião explicou que as cláusulas sociais, que dizem respeito à eleição dos delegados sindicais e à implementação da biometria para o controle de ponto dos trabalhadores, também estão sendo deixadas de lado por parte dos empresários. De acordo com ele, em algumas empresas, já existe um movimento de profissionais insatisfeitos, que inclusive já pensam em começar uma paralisação gradativa.

O presidente do sindicato comenta ainda que, para piorar a situação, o reajuste da passagem de R$3,60 para R$ 3,95 tem colocado muitos profissionais em situações desagradáveis junto aos passageiros, já que saem das garagens sem troco. Isso sem falar que eles são obrigados a repor do bolso qualquer diferença de caixa ao final do dia”, explicou.

Foto: Fotos Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: