CPI dos Transportes discute prévia do relatório final

A discussão do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) teve início nesta quarta-feira (8/8). Na sessão foram votados os principais pontos que serão aprofundados no documento. A prévia foi aprovada por unanimidade e os integrantes da Comissão poderão incluir suas contribuições. A votação final está marcada para a próxima quarta-feira (15/8).

O presidente da CPI, Eliomar Coelho (PSOL-RJ), acrescentou que pelo trabalho que foi feito, a CPI só pode ter uma boa conclusão, denunciando autoridades e empresários e apontando soluções. “O relatório será fiel a tudo o que ouvimos e o que nos foi informado por meio de requerimentos”, destacou Eliomar.

A contribuição do deputado Nivaldo Mulim (PR) será sobre o abandono dos projetos de mobilidade urbana para o município de São Gonçalo. Ele citou a Linha 3 do Metrô e o BRT, que não saíram do papel; e a instalação de uma estação das barcas, que não foi contemplada no edital de licitação do modal. “Nossa batalha não é de hoje. O descaso dos governos é muito grande com uma população de mais de 1 milhão de pessoas”, criticou Mulim.

O suplente da CPI, deputado Flávio Serafini (PSOL) comentou que sua contribuição diz respeito ao transporte aquaviário e a licitação das barcas, que foi suspensa. “Esse edital consolida o desmonte do modal”, reforçou Serafini.

O vice-presidente da Comissão, deputado Gilberto Palmares (PT), cobrou o levantamento dos projetos de lei referentes ao setor de transporte que tramitam na Assembleia. Ele questionou o tempo que as propostas ficam paradas sem ir à votação. A pesquisa foi solicitada à Casa pela CPI em março. “Em julho, nos responderam, dizendo para procurar os PLs no site da Alerj”, informou. Palmares também incluirá no relatório a investigação sobre as mortes ocorridas na SuperVia e no Metrô.

Foto: Thiago Lontra/Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: