Novo bonde circula por Santa Teresa até o Largo do França

A nova composição do sistema de Bondes de Santa Teresa já circula, em operação assistida com passageiros, até o Largo do França. Essa é a última etapa para que o bonde se junte aos outros cinco que compõem a frota. Na próxima semana, o veículo entrará, definitivamente, para a grade operacional.

Até o fim deste mês, outras duas composições serão entregues, pelo estado, com isso, o sistema passará a contar com oito bondes – o dobro da frota que circulava em 2011.

Além de manter as características visuais originais aprovadas pelo Iphan e Inepac, o bonde conta com diversas tecnologias. Entre as principais estão os sistemas de freios dinâmico e magnético, moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geração com menor consumo de energia, sistema de som para comunicação com os usuários, além de estribo retrátil – que impede que passageiros viajem em pé no veículo. Com capacidade para 32 pessoas, o interior tem bancos de madeira e barras laterais para maior segurança durante as viagens.

Balanço de novembro

Dados de novembro apontam que o sistema de Bondes mantém a evolução mensal em relação a 2017, sustentando o mesmo perfil de crescimento apresentado ao longo de 2018. A taxa de ocupação, por exemplo, saltou de 46% para 61%.

Além disso, de janeiro a novembro do ano passado, 206.409 usuários utilizaram o meio de transporte. No mesmo período deste ano, o quantitativo foi de cerca de 281 mil, representando um aumento de cerca de 36%.

Foto: Divulgação/ Setrans

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: