Prefeitura vai vetar ônibus intermunicipais no Centro

Os ônibus provenientes de Maricá, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí podem deixar de circular pelo Centro do Rio, caso a Prefeitura mantenha a decisão de restringir os pontos finais à Rodoviária Novo Rio e à Central do Brasil.

Nesta segunda-feira (18/02), o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Ferroviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) enviou um ofício ao município, solicitando que a determinação seja revista. Se a resposta for negativa, o sindicato pretende entrar com duas ações judiciais. A primeira na Justiça do Trabalho pelo impacto da medida nos empregos da categoria. De acordo com o Sintronac, a interrupção do trânsito dos coletivos provocará a demissão, em um primeiro momento, de pelo menos 1,2 mil rodoviários de 35 linhas intermunicipais, que transportam 204 mil passageiros.

Além dessa, o sindicato pretende ingressar com outra ação na Justiça do Estado, alegando que a Prefeitura não apresentou nenhum estudo do impacto ambiental gerado pela grande concentração de veículos pesados em apenas dois espaços urbanos e pelos possíveis congestionamentos nas vias de acesso à capital. Atualmente, 525 veículos que partem de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá passam pelo Centro do Rio. Empresas como Fagundes, Nossa Senhora do Amparo, Coesa, Rio Ita, Pendotiba, Mauá e Ingá seriam afetadas.

O prefeito Marcelo Crivella comunicou há um mês (18/01), que vai suspender a circulação no Centro das linhas da Zona Oeste, depois as da Zona Sul e, mais à frente, das intermunicipais. O anúncio foi feito após Crivella fechar acordo com representantes do consórcio VLT para iniciar a operação da Linha 3. O objetivo da interrupção do trânsito é aumentar o número de passageiros do modal.

De acordo com o contrato atual com o consórcio, o município é obrigado a cobrir o valor da passagem, diariamente, toda vez em que o VLT não atingir a marca de 260 mil passageiros. Atualmente, o movimento é de 80 mil passageiros por dia durante a semana e, se considerar o fim de semana, essa média cai para 60 mil passageiros por dia.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: