Final da Copa América altera o trânsito no Maracanã

A final da Copa América 2019 entre o Brasil e o Peru será realizada neste domingo (07/07), às 17h, no estádio do Maracanã, com abertura dos portões às 13h. Para atender ao grande fluxo de torcedores, a Prefeitura e a Polícia Militar montaram um esquema especial para a região, com alterações no trânsito e no transporte, assim como nos jogos anteriores. Confira os bloqueios, as opções de rota e as mudanças na operação dos ônibus, trens e metrô.

A partir das 13h, ficarão interditadas as ruas Eurico Rabelo; Visconde de Itamarati, entre Rua Eurico Rabelo e Rua São Francisco Xavier; Isidro de Figueiredo; Arthur Menezes; Conselheiro Olegário; além do Viaduto Oduvaldo Cozzi, sentido Av. Maracanã (a alça sentido Méier estará liberada); Av. Maracanã, nos dois sentidos, entre o Viaduto Oduvaldo Cozzi e a Rua São Francisco Xavier; Av. Prof. Manoel de Abreu (sentido Centro), entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Presidente Castelo Branco (Radial Oeste); e Radial Oeste, sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Maracanã.

A liberação das vias está prevista para ocorrer duas horas e meia após o encerramento da partida, lembrando que, no final do campeonato, os jogos poderão se prolongar, caso haja empate no tempo normal.

Rotas alternativas

A Prefeitura recomenda aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições. Não sendo possível, a recomendação é utilizar rotas alternativas.

Os motoristas provenientes do Centro e Zona Sul em direção à Tijuca devem utilizar a rota da Av. Paulo de Frontin e Rua Dr. Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

Para chegar à Vila Isabel e ao Grajaú, as rotas são as mesmas para a Tijuca, seguindo depois pela Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão.

Para a região do Grande Méier, os condutores devem utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói

Quem vem da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno em direção ao Centro e Zona Sul deve utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo. Já os provenientes do Grande Méier devem seguir a rota da Rua Visconde de Niterói.

Moradores próximos do estádio

O acesso de veículos dos moradores do entorno imediato do Maracanã – ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário será feito acessando a Av. Paula Sousa e R. Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, quando possível, também ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.

Recomendações importantes

– Utilizar transporte público coletivo (Metrô e Trem) para chegada e saída do evento;

– Táxis, vans e veículos em geral não poderão acessar a área bloqueada;

– Deve-se evitar circular no entorno do Maracanã nos horários de interdição de cada jogo;

– Moradores deverão portar comprovante de residência;

– Atentar para a sinalização em toda a área, principalmente para o estacionamento proibido;

– Retire seus ingressos com antecedência!

Transportes

A linha 2 do metrô vai operar entre Pavuna e Jardim Oceânico. Por causa da grande quantidade de turistas na cidade, no sábado (6/7), os trens da Linha 2 seguirão até a estação Botafogo, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. Já no domingo (7/7), final do campeonato, os trens vão fazer o trajeto Pavuna – Jardim Oceânico, também sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio.

Tanto no sábado quanto no domingo, haverá reforço nas equipes de segurança e bilheteria das estações do entorno do estádio.

Para o embarque e desembarque, os passageiros devem verificar a estação mais próxima de cada setor do estádio. Portões A, B e C: estação Maracanã, da Linha 2;  Portão D: estação São Cristóvão (Linha 2) ou São Francisco Xavier (Linha 1); e Portão E: estação São Cristóvão (Linha 2).

Trens extras para ida e volta dos torcedores

A SuperVia programou um esquema especial de trens extras, em complemento à grade horária regular. Para a ida ao estádio, seis trens extras partirão das estações terminais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna (dois em cada ramal) em direção à estação Central do Brasil. Após o jogo, os passageiros poderão acessar as estações São Cristóvão e Maracanã (as mais próximas do estádio) para embarcar nas viagens extras com destino à Central do Brasil, Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. Tanto na ida quanto na volta, o ramal Deodoro será atendido pelos trens dos ramais Santa Cruz e Japeri.

Para ida ao jogo foram programadas viagens com partidas das estações terminais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna em direção à estação Central do Brasil, com redução dos intervalos.  Na volta da partida, haverá trens extras para a Central do Brasil e ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. Os embarques poderão ser realizados nas estações São Cristóvão e Maracanã (as mais próximas do estádio).

Ônibus

Os itinerários de linhas de ônibus municipais e intermunicipais sofrerão alteração. Confira as mudanças nos trajetos no link  http://bit.ly/copaamerica2019_rio 

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: