Trens da SuperVia são depredados após jogo no Maracanã
O retorno de torcedores do jogo entre Flamengo e Emelec, no Maracanã, no qual o rubro-negro se classificou para as quartas de final da Libertadores da América, foi marcado por vandalismo em trens da SuperVia, na noite desta quarta-feira (31/07).
Segundo a concessionária, cinco trens que faziam viagens extras para facilitar o retorno para casa dos torcedores, tiveram janelas e chapas internas arrancadas ou quebradas. Na manhã desta quinta-feira (01/08), só duas dessas composições puderam voltar a circular. Outras três foram encaminhadas para reparos e precisaram ser substituídas para que a operação dos ramais não fosse prejudicada. De acordo com a SuperVia, será necessário repor dez janelas e cinco chapas superiores de portas. A previsão é de que todas as composições depredadas voltem a operar em 48 horas.
“A concessionária lamenta que casos como este coloquem em risco quem utiliza o sistema ferroviário, além de danificar os trens, causando transtornos aos passageiros. A empresa ressalta que, de acordo com o contrato de concessão, a segurança pública nos trens e estações é uma atribuição do Governo do Estado, que atua por meio do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer). Em dias de jogos nos estádios próximos à ferrovia (Maracanã e Nilton Santos), são realizadas operações especiais no sistema, envolvendo o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) e o efetivo de segurança da SuperVia. Os agentes de controle da concessionária não têm poder de polícia e fazem o patrulhamento, sendo orientados a acionar os órgãos policiais sempre que necessário. Os casos são registrados em delegacia”, informou a SuperVia, por meio de nota.
Outros casos
A SuperVia já registrou diversos casos de depredações de trens e estações por torcidas organizadas. No último dia 24, torcedores arrancaram mais de trinta janelas de quatro composições dos ramais Japeri e Santa Cruz, antes e depois do jogo Botafogo x Atlético MG, no Maracanã. Neste mesmo dia, um grupo de cerca de 30 torcedores do Flamengo se posicionou no mezanino externo da estação Marechal Hermes para aguardar torcidas organizadas do Botafogo a desembarcarem no local. A SuperVia acionou a Polícia Militar que conseguiu controlar a situação e evitar confrontos.
Durante o Campeonato Carioca do ano passado, por exemplo, a concessionária programou 70 viagens extras, todas em trens com ar-condicionado, para transportar o público que assistiu aos principais jogos nos estádios Maracanã, Nilton Santos e Giulite Coutinho. No entanto, 38 janelas e seis visores de portas dos trens extras foram arrancados em dias de jogos.
Foto: Divulgação SuperVia