Três homens são presos por furtar cabos de sinalização em Japeri

Agentes da SuperVia detiveram três homens no momento em que furtavam cabos de sinalização na linha férrea, entre as estações Engenheiro Pedreira e Japeri (ramal Japeri), às 18h30 desta terça-feira (6/08) . Com eles foram encontrados cerca de 50 metros de cabos cortados, alicates e outras ferramentas utilizadas no furto. A SuperVia informou que acionou  o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), para conduzir os homens à 63ª Delegacia de Polícia. “A rápida ação dos agentes ocorreu graças a um trabalho conjunto entre o Centro de Controle Operacional (CCO) e o setor de segurança da SuperVia, após o CCO identificar anormalidades no funcionamento da sinalização naquela região na noite de hoje”, disse a concessionária por meio de nota.

De acordo com a SuperVia, o furto de cabos representa um dos principais exemplos de vandalismo sofridos pela concessionária, e os transtornos gerados aos passageiros são a principal consequência desse tipo de crime. “Furtos de cabos causam problemas no sistema de sinalização automática e consequentes atrasos na operação dos trens. Nesses casos, as composições podem precisar aguardar ordem de circulação e a via férrea pode ser parcialmente interditada para manutenções emergenciais”, explicou a nota.

Redução do número de furtos

De janeiro a junho deste ano, a SuperVia já registrou 47 furtos de cabos no sistema ferroviário do Rio, nos quais foram extraídos 3.132 metros de fios de cobre. No mesmo período do ano passado, foram contabilizadas 106 ocorrências. Em todo o ano de 2018, aconteceram 175 furtos desse material. “A redução dessas ocorrências se deve, principalmente, ao trabalho da concessionária de mapear os pontos de maior incidência e intensificar as rondas nesses locais”, afirma a concessionária.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: