Aplicativo COR.Rio informa ocorrências na cidade em tempo real

A Prefeitura lançou o COR.Rio, sistema de geolocalização, que emite alertas sobre congestionamentos e enchentes em dias de chuva forte. Por meio do aplicativo o usuário tem acesso a dados sobre ocorrências da cidade, condições do tráfego e de transportes em tempo real, previsão do tempo, imagens do Radar Meteorológico da Prefeitura, lista das estações meteorológicas e também dos pluviômetros do Sistema Alerta Rio.

Uma das principais funções da ferramenta será a de alertar sobre a intensidade de chuvas e prevenir a população sobre os riscos. Uma sirene – ou alerta sonoro – será disparada via app quando o sistema de alarme da Defesa Civil for acionado, dependendo do local onde a pessoa se encontrar. O novo sistema tem um geolocalizador que dá prioridade para avisos de ocorrências próximas ao usuário.

O usuário pode ainda comunicar um problema que afete a mobilidade da cidade, como acidentes, queda de árvore, alagamentos, entre outros. O programa foi desenvolvido em parceria com a Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio). Segundo o chefe executivo do Centro de Operações e Resiliência, Alexandre Cardeman, o cidadão vai poder receber alertas em casos de emergência na cidade e vai ter muita informação para tomar as melhores decisões para o seu dia a dia com base nesses dados.

Segundo o Centro de Operações Rio (COR), por enquanto, o aplicativo, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio), está disponível para o sistema Android. Para baixar, é preciso acessar as redes sociais do COR e fazer o download por meio de um link. Na semana que vem, estará também para o sistema iOS da Apple.

O COR reforça que o serviço Twitter Alert (envio de SMS para usuários cadastrados) foi desligado neste sábado (31/08). Essa foi uma decisão do próprio Twitter, que mantinha a parceria com o COR desde 2013. Como o SMS não será mais enviado, via Twitter, o Centro de Operações recomenda que os cidadãos baixem o aplicativo e ativem as notificações para recebimento dos alertas.

Foto: Divulgação COR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: