Começa a operar linha de ônibus que liga a Ilha a Copacabana

O secretário municipal de Transportes, Paulo Amendola, inaugurou nesta segunda-feira (28/10), a linha de ônibus LECD32, que faz o trajeto Bancários – Prado Júnior (via Linha Vermelha e Túnel Marcello Alencar). O itinerário atende antiga reivindicação de moradores da Ilha do Governador, que não tinham condução direta para a Zona Sul.  “É a realização de uma demanda da população, que não tinha até hoje uma linha direta entre a Ilha e Copacabana. Resultado do esforço de pessoas que acreditaram nisso e fizeram o planejamento para que essa ideia hoje se tornasse realidade”, destacou Amendola.

Os consórcios Internorte e Intersul são responsáveis pela linha, que conta com 12 ônibus. Os veículos vão circular diariamente, das 5h às 22h, durante a semana, e entre 6h e 20h, aos sábados e domingos. A estimativa de intervalo médio entre os coletivos é de 30 minutos.

A dentista Maria Angelina Amorim, moradora do Bancários desde que nasceu, há 57 anos, lembrou que nunca houve uma linha direta da Ilha para a Zona Sul. O jeito, sempre, foi pegar duas conduções. Até que, finalmente, aconteceu o que tantos desejavam.

– Minha mãe veio de Portugal há 70 anos, e do jeito que ela encontrou, quando tinha que pegar dois ônibus para trabalhar na Zona Sul, era até hoje. Agora, enfim, isso mudou. Os moradores da Ilha vão economizar tempo e dinheiro nesse trajeto. Tem muita gente que mora aqui e trabalha lá na Zona Sul – explicou a dentista.

A linha experimental de coleta de dados (LECD) permite avaliar a viabilidade técnica da linha quanto à demanda efetiva nos horários e itinerário estabelecidos. “É uma grande honra inaugurar essa linha, junto com a Prefeitura, e com ônibus novos, que dispõem de ar-condicionado, wi-fi e entrada de USB para carregar celular”, afirmou Cláudio Callak, presidente do Rio Ônibus, o sindicato das empresas do setor.

Foto: Marco Antônio Rezende/Prefeitura do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: