BRT comemora o Dia Nacional do Samba neste sábado
O primeiro BRT do Samba parte neste sábado (30/11), do Terminal Paulo Portela, em Madureira e vai até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. A programação musical começa a partir das 13h, e é uma comemoração antecipada pelo Dia Nacional do Samba, celebrado nesta segunda-feira (02/12).
A partir das 10h haverá uma feira de artesanato, moda e acessórios, na estação Madureira. Os músicos do “Samba na Calçada”, que se apresentam embaixo do Viaduto de Madureira, abrem a festa, no terminal Paulo da Portela. Em seguida, às 14h, serão homenageados Noca da Portela, Zé Luiz do Império e Dorina, e, às 14h15, é a vez da “Roda das Mulheres Sambistas”.
Depois do “esquenta”, os três ônibus, que levarão os sambistas, começarão a sair do terminal às 14h45, com intervalos de 15 minutos cada um. A animação continua dentro dos articulados com muita música até o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Dali, os sambistas seguem em cortejo com o público para a Cidade das Artes. A programação termina no complexo cultural da Barra da Tijuca, onde acontecerá o Festival Matrizes do Samba.
O projeto foi criado pelo Consórcio BRT Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Rede Carioca de Rodas de Samba, formada por 40 rodas de samba que estão presentes em mais de 25 bairros. Ao todo, elas fazem mais de 50 eventos por mês, o que contribui para geração de trabalho e renda na cidade.
Programação do BRT do Samba:
Neste sábado, dia 30
Terminal Paulo da Portela, em Madureira
Programação:
10h – Feira de artesanato
13h – Roda com o Samba na Calçada
14h – Homenagem aos sambistas Noca da Portela, Zé Luiz do Império e Dorina
14h15 – Roda das Mulheres Sambistas
14h45 – Partida do primeiro BRT do Samba para o Terminal Alvorada
Foto: Reprodução Redes Sociais/ Samba da Ouvidor