Árvore de Natal da Lagoa será inaugurada com operação especial

A Árvore do Rio será inaugurada neste sábado (14/12), às 19h, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Para atender o movimento de público e minimizar os impactos no trânsito, a Prefeitura montou um esquema especial de tráfego para o evento. A operação será mantida durante todo o tempo de exposição da árvore de Natal, até o dia 6 de janeiro. Motoristas que não forem ao evento devem evitar passar pela região da Lagoa Rodrigo de Freitas e buscar rotas alternativas para seus trajetos.

A recomendação é chegar próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, utilizando transporte público, metrô ou ônibus – mais de 30 linhas passam pela área do evento, oriundos de todas as regiões. O estacionamento estará proibido em todo o entorno da Lagoa, exceto onde houver baia com sinalização de permissão de estacionamento. Segundo a CET-Rio é importante que os pedestres respeitem a sinalização e atravessem nas faixas.

Metrô funcionará com horários especiais

A concessionária vai programar trens extras. Haverá, ainda, reforço no efetivo de bilheteiros, segurança e orientadores de fluxo para tirar dúvidas dos passageiros. No sábado, a operação das Linhas 1, 2 e 4 inicia às 5h e será encerrada à meia-noite. Os clientes deverão realizar a transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio. As duas linhas do Metrô Na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar normalmente.

Quem optar pelo metrô as estações mais próximas à árvore de Natal são General Osório, que tem um acesso direto para a Lagoa Rodrigo de Freitas e Jardim de Alah.

Na Estação General Osório, o desembarque é no acesso E, (Lagoa) – saída perto do Parque da Catacumba e Corte de Cantagalo.

Na Estação Jardim de Alah, a saída é pelo acesso B (que fica mais próxima ao Parque dos Patins), seguindo pelas avenidas Ataulfo de Paiva, Afrânio de Mello Franco e Borges de Medeiros, atravessar a via, e seguir pela ponte até a calçada da Av. Epitácio Pessoa; pegar a Av. Epitácio Pessoa e atravessar para a Lagoa Rodrigo de Freitas próximo ao Clube Caiçaras.

Quem optar desembarcar na Estação Nossa Senhora da Paz deve seguir até o acesso B (Maria Quitéria) e caminhar pela Rua Maria Quitéria. Na Estação Cantagalo a saída é pelo acesso A (Miguel Lemos), caminhanado pela Avenida Henrique Dodsworth até a Lagoa.

Túneis da região

Durante o período de exposição da árvore da Lagoa, os fechamentos para manutenção noturna dos túneis da região serão postergados, de acordo com o cronograma:

De segunda-feira para terça-feira, a partir de 1h de terça-feira (17/12):

– Túnel Acústico, sentido Gávea;

– Túnel Santa Bárbara, sentido Laranjeiras;

– Túnel Zuzu Angel (Lagoa-Barra), sentido Gávea.

De terça-feira para quarta-feira, a partir de 1h de quarta-feira (18/12):

– Túnel do Joá, sentido Barra da Tijuca;

– Túnel Rebouças, sentido São Cristóvão.

De quarta-feira para quinta-feira, a partir de 1h de quinta-feira (19/12):

– Túnel Santa Bárbara, sentido Catumbi.

De quinta-feira para sexta-feira, a partir de 1h de sexta-feira (20/12):

– Túnel do Joá, sentido São Conrado;

– Túnel Rebouças, sentido Lagoa.

Foto: Centro de Operações Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: