Pré-Carnaval: Quase 100 blocos desfilam neste fim de semana
Entre a sexta-feira e o domingo (14 a 16/02) quase 100 blocos oficiais vão ocupar as ruas do Rio. Preparem-se para cair na folia e fiquem atentos às alterações no trânsito e nos transportes para evitar imprevistos. Haverá mudanças no itinerário dos ônibus e o metrô vai operar em esquema especial.
Nos dias dos megablocos, os trajetos dos ônibus que circulam pelo Centro sofrerão alteração. Veja todos os detalhes aqui.
Nesta sexta-feira, desfilarão a Liga de Blocos; Banda da Zona Portuária; e o Badalo de Santa Teresa. Haverá bloqueios no Centro, a partir das 5h, para os megablocos Chora me Liga, no sábado (15/02), e Bloco da Preta, no domingo (16/02).
Ao todo, 58 blocos desfilarão no sábado (15/02). Os destaques vão para os megablocos Chora me Liga, no Centro; Simpatia é Quase Amor, em Ipanema; e a Banda Hadock, na Tijuca.
Chora me Liga
O Chora Me Liga passará pela Av. Presidente Antônio Carlos, com concentração prevista para as 7h na via, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes). O desfile terá início às 9h seguindo pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, com término previsto para às 12h.
A partir das 5h, haverá bloqueio da Avenida Presidente Antônio Carlos, entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson; e da pista lateral da Av. Presidente Vargas, sentido Candelária. O acesso ao Terminal Menezes Cortes será bloqueado no mesmo período.
Os motoristas provenientes da Zona Sul deverão seguir pelo Túnel Marcello Alencar para acessar a Av. Brasil ou a Ponte Rio-Niterói; ou seguir pela Av. Mem de Sá, na Lapa, para outros destinos no Centro e Zona Norte.
Haverá proibição de estacionamento entre a Praça da República e a Rua Uruguaiana. Com isso, o estacionamento da Saara estará suspenso.
Simpatia é quase amor
A concentração do bloco Simpatia é Quase Amor acontece às 16h na Rua Teixeira de Melo. O desfile tem início às 16h seguindo pela Avenida Vieira Souto até a Rua Henrique Dumont, com término previsto para as 20h.
No horário do desfile, entre as 16h e 20h, a Avenida Vieira Souto ficará interditada em ambas as pistas. No mesmo momento, a Rua Gomes Carneiro passa a ter sua mão de direção invertida, no trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes.
A rota alternativa sugerida aos motoristas é a Av. Epitácio Pessoa. A linha 2 do metrô funcionará de Pavuna até General Osório.
Banda Haddock
A concentração da Banda Haddock está prevista para as 16h. O desfile terá início às 18h e seguirá pela Rua Haddock Lobo, Rua Campos Sales, Doutor Satamini, São Francisco Xavier, Largo da Segunda-feira, Rua Haddock Lobo e retornando para a Rua Afonso Pena, com término previsto para as 22h.
A Rua Afonso Pena, entre a Rua Dr. Satamini e a Rua Haddock Lobo será interditada a partir das 14h e as demais vias serão interditadas conforme andamento do desfile do bloco.
Os motoristas podem seguir pela Avenida Maracanã. Haverá proibição de estacionamento da meia-noite às 22h deste sábado (15/2), na Rua Haddock Lobo, entre a Rua Afonso Pena e Rua Campos Sales, e Rua Afonso Pena, entre o nº10 e a Rua Haddock Lobo.
Quem tiver como destino o aeroporto Santos Dumont, deve se programar para chegar com antecedência
No domingo (16/02), 35 blocos estarão nas ruas. Entre eles, o megabloco Bloco da Preta e os blocos Suvaco de Cristo e Banda da Barra.
Bloco da Preta
O Bloco da Preta acontecerá na Av. Presidente Antônio Carlos neste domingo (16/2), com concentração prevista para 7h na Av. Presidente Antônio Carlos, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes). O desfile terá início às 9h seguindo pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, com término previsto para as 12h.
A partir das 5h, a Avenida Presidente Antônio Carlos será bloqueada no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.
Os motoristas provenientes da Zona Sul deverão utilizar o desvio via Túnel Marcello Alencar para acessar a Av. Brasil ou a Ponte Rio-Niterói; ou seguir pela Av. Mem de Sá, na Lapa, para outros destinos no Centro e Zona Norte.
Suvaco do Cristo
A concentração do bloco Suvaco do Cristo, prevista para as 8h, acontece na Rua Jardim Botânico esquina com Rua Faro. O desfile terá início às 10h e seguirá pela Rua Jardim Botânico até a Praça Santos Dumont, com término previsto para 13h.
Durante o desfile, haverá duas etapas de interdição da via, divididos de forma a minimizar os impactos na mobilidade: A partir das 8h: Rua Jardim Botânico será interditada nos dois sentidos, entre a Rua Humaitá e a Praça Santos Dumont.
Assim que o bloco passar da Pacheco Leão – o trecho da Rua Jardim Botânico entre a Rua Humaitá e a Rua General Garzon será liberado ao tráfego.
A ligação entre a Gávea e o Humaitá deverá ser feita pela Av Borges Medeiros. No segundo momento, com a liberação da Rua Jardim Botânico até a altura da Rua Pacheco Leão, a circulação voltará a ser normal nesse trecho em ambos os sentidos.
Banda da Barra
A Banda da Barra ocorrerá na Barra da Tijuca, com concentração prevista para as 13h de domingo na Avenida Lúcio Costa, altura do número 3.646. O desfile começará às 15h seguindo pela própria Avenida Lúcio Costa pista da Orla até as proximidades da Praça do Ó. O término do bloco está previsto para as 18h. A partir das 12h, a Av. Lúcio Costa junto à orla será interditada entre a Av Lucio Costa nº3646 e a Av. Érico Veríssimo. Os motoristas devem trafegar preferencialmente pela Av. das Américas.
Secretaria de Ordem Pública
A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
Metrô
A Linha 2 do metrô funcionará de Pavuna até General Osório e domingo haverá extensão no horário de funcionamento das estações Praça Onze e Central, para atender o público que irá aos ensaios técnicos no Sambódromo.
Para o período de carnaval no Sambódromo e desfile das Campeãs, a operação do MetrôRio será ininterrupta, funcionando a partir das 5h do dia 21 (sexta-feira) até meia-noite do dia 25 (terça-feira); e das 5h do dia 29/2 (sábado) até as 23h do dia 01/3 (domingo).
Extensão das Linhas 1 e 2
No sábado, a circulação dos trens será das 5h à meia-noite, com funcionamento da linha 2 de Pavuna até General Osório sem necessidade de transferência em Botafogo. No domingo, 16, as estações funcionarão das 7h às 23h e haverá extensão de uma hora no horário de funcionamento das estações Praça Onze e Central após o encerramento do evento no Sambódromo, previsto para meia-noite. Após as 23h, as demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque. Ainda durante o domingo, a operação dos trens também será feita com circulação da Linha 2 de Pavuna até a estação General Osório.
Nos dias de desfiles no Sambódromo (21 a 25/2 e 29/2 a 01/3), além de funcionar ininterruptamente, a operação da Linha 2 também será feita até Ipanema. Em todas as datas de operação especial, caso seja registrada alta de demanda para a Linha 4 no período da tarde, a circulação da Linha 2 poderá ser estendida até Jardim Oceânico.
Funcionamento das Estações
Neste final de semana, as estações Catete e Presidente Vargas ficarão fechadas para embarque e desembarque durante todo o dia. O MetrôRio também contará com estruturas de controle de fluxo no entorno das estações, como grades e portões externos, que visam direcionar o público, auxiliando o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, a bilheteria funcionará na parte externa na estação Carioca durante o período de maior fluxo. A estação Cinelândia terá seu horário de funcionamento alterado para 07h às 20h, sendo permitido apenas o embarque de clientes com cartões pré-adquiridos.
Previsão do tempo
No fim de semana, haverá redução da nebulosidade e elevação das temperaturas. Porém, poderão ocorrer pancadas moderadas de chuva, em pontos isolados durante a noite de sábado (15/02) e na tarde e noite de domingo (16/02). No domingo, a chuva pode vir com raios e ser forte em alguns pontos.
Recomendações importantes:
– Sempre que possível, evitar circular de carro. Priorizar o transporte público (Metrô, Trens, Barcas, BRT e VLT);
– Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários de interdições;
– Pedestres devem atravessar nas faixas, em locais onde há sinais ou com auxílio dos agentes de trânsito;
– Se possível, os foliões devem se programar e chegar com antecedência aos desfiles para evitar sobrecarga nos meios de transporte.
Foto: Divulgação