Por decisão da Justiça, Avenida Niemeyer é reaberta ao tráfego

Depois de nove meses fechada, a Avenida Niemeyer foi reaberta ao tráfego por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). De segunda-feira a sexta, das 6h30 às 10h30, as duas pistas da via voltam a funcionar com faixa reversível no sentido Leblon. Segundo o Centro de Operações Rio, a Guarda Municipal e a CET-Rio operam na via e o trânsito segue normal. Esta segunda-feira (09/03) é o primeiro dia útil de liberação das pistas da Niemeyer interditada em 28 de maio após um deslizamento que matou duas pessoas. Em caso de chuva de 38 milímetros em uma hora e com ventos de até setenta quilômetros por hora, a avenida será fechada. A ciclovia Tim Maia continua fechada.

Segundo a Prefeitura foram investidos mais de R$ 30 milhões em 56 intervenções para contenção de encostas. Além disso, foram demolidas 34 casas em situação de risco e 34 famílias recebem aluguel social. Outras 17 construções, em que moram 30 famílias, também serão demolidas.  “É claro que pode ter um ou outro problema eventual, mas não naquele volume que tivemos há um ano atrás”, afirma o prefeito Marcelo Crivella.

O Ministério Público ainda não decidiu se vai recorrer. Os promotores pediram ao Grupo de Apoio Técnico uma avaliação sobre documentos e as obras da prefeitura. O prazo para a conclusão da análise vai até 19 de março. O perito da Justiça que acompanha as obras diz que ainda há risco e ressalta que a prefeitura ainda não cumpriu todas as medidas necessárias para garantir a segurança.

A reabertura da avenida tem expectativa de diminuir o trânsito na Lagoa-Barra, que ficou como uma das principais opções durante o fechamento.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: