Rio tem restrições nos transportes a partir deste sábado

Entraram em vigor à meia-noite deste sábado (21/03) as restrições decretadas pelo Governo do estado do Rio, para isolar a capital e conter a propagação novo coronavírus. Os ônibus intermunicipais não podem circular no Rio e serão direcionados para estações de trem – quando vierem da Baixada Fluminense; ou de barcas – quando a origem for de Niterói e São Gonçalo.

Nem todos podem embarcar. Há barreiras em 18 estações – 14 da SuperVia, 3 do MetrôRio e 1 da CCR Barcas. Nesses locais, a Polícia Militar realiza a triagem dos usuários, com o apoio de funcionários das concessionárias.

Só podem usar os transportes públicos trabalhadores de setores essenciais, conforme estabelecido no decreto governamental, por meio da apresentação de documento de identidade profissional, carteira de trabalho ou crachá funcional acompanhado de identidade oficial; e pacientes em tratamento de saúde, com um acompanhante, desde que munidos de atestado médico, agendamento ou outro documento comprobatório da condição médica.

BRT Transoeste fechado

Por determinação da Prefeitura do Rio, a operação do BRT Rio está interrompida no corredor Transoeste neste fim de semana. A circulação foi suspensa a partir de meia-noite de sábado e retornará na próxima segunda-feira (23/03), às 4h. Os corredores Transolímpico e Transcarioca estão operando.

Estações da SuperVia e Barcas fechadas

Dez estações da SuperVia estão fechadas para embarque e desembarque: Ramal Japeri (Presidente Juscelino, Olinda, Lages e Paracambi); Ramal Belford Roxo (Coelho da Rocha, Agostinho Porto e Vila Rosali); e Ramal Saracuruna (Jardim Primavera, Campos Elíseos e Corte 8). Nas barcas, foi suspenso o funcionamento das estações de Charitas (Niterói) e Cocotá (Ilha do Governador).

Estações com controle de acesso:

SuperVia

Ramal Japeri – Japeri, Engenheiro Pedreira, Queimados, Austin, Comendador Soares, Nova Iguaçu, Mesquita, Edson Passos e Nilópolis.

Ramal Belford Roxo – Belford Roxo e Pavuna

Ramal Saracuruna – Saracuruna, Gramacho e Duque de Caxias

Metrô

Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva e Acari

Barcas

Arariboia

As atividades consideradas essenciais são:

1 – Servidores públicos em serviço, inclusive aqueles relacionados às forças armadas, bombeiro militar, e agentes de segurança pública;

2 – Profissionais do setor de saúde em geral, inclusive individuais que prestem serviços de atendimento domiciliar, excetuando-se os serviços de natureza estética;

3 – Profissionais do setor de comércio relacionados aos gêneros alimentícios, tais quais mercados, supermercados, armazéns, hortifrutis, padarias e congêneres, farmácias drogarias e pet shops, revendedores de água e gás;

4 – Profissionais do setor de serviços tais quais transporte e logística em geral, como transportadoras, portos e aeroportos, motoristas de transporte público, correios, e congêneres, serviços de entregas, distribuidoras, fornecimento de catering, bufê e outros serviços de comida preparada, asseio e conservação, manutenção predial, empregados em edifícios e condomínios, vigilância e segurança privada, lavanderias hospitalares, veterinárias, funerárias, imprensa, serviços de telecomunicação e postos de gasolina;

5- Profissionais do setor industrial que exerçam atividades nas indústrias de alimentos, farmacêutica, material hospitalar, material médico, produtos de higiene, produtos de limpeza, ração animal, óleo e gás, serviços de apoio às operações offshore, refino, coleta de lixo, limpeza urbana e destinação de resíduos, distribuidoras de gás e energia elétrica e companhias de saneamento.

Horários dos transportes

Na SuperVia, o ramal Japeri circula com intervalos de 24 minutos nos horários de pico e 32 minutos nos horários de menor movimento. A operação do ramal Vila Inhomirim deve ser realizada com uma única composição em todos os horários.

Nas Barcas, a operação da linha Praça XV- Arariboia ocorre com intervalos de 30 minutos no horário de pico (das 6h às 9h e das 16h às 18h) e de uma hora nos horários de menor movimento, e dias não úteis. A operação da linha de Paquetá será realizada com intervalos de até 3 horas.

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: