Ônibus do BRT circula com passageiros em pé na Zona Oeste

Os ônibus que saíam da estação Pingo D’Água do BRT, foram flagrados superlotados, com passageiros viajando em pé, por volta das 6h30, desta quinta-feira (04/06). Segundo o decreto da Prefeitura, os coletivos só podem circular com passageiros sentados, para evitar o contágio do coronavírus.

Nesta terça-feira (02/06), entrou em vigor a primeira fase do plano, que tem seis fases, de reabertura do comércio e dos serviços no Rio. Apesar das medidas, ainda não há novas regras para os transportes públicos. Com isso segue valendo o decreto anterior, que proíbe viagens de ônibus lotados e com passageiros em pé.

Em nota, o consórcio BRT Rio esclarece que o controle de acesso de passageiros deve ser feito por agentes públicos com poder de polícia, e não pelos controladores de estação e motoristas. Leia a íntegra da nota:

“O BRT Rio seguirá com toda a sua frota operante em circulação.

A higienização dos articulados foi intensificada desde o mês de março e, para reforçar os cuidados de distanciamento, o BRT Rio pintou faixas que delimitam a distância de 1,5 m entre passageiros nas principais estações e terminais e fixou cartazes alertando para esses cuidados.

Desde a manhã de terça-feira (2/6), o BRT Rio ainda está distribuindo 15 mil máscaras gratuitas para os passageiros nas estações Santa Cruz, Mato Alto, Pingo D’Água e Terminal Alvorada.

A partir de ações conjuntas com o poder público, o BRT Rio também realizou a desinfecção de três terminais, proporcionou álcool em gel e máscaras para os usuários.

Destacamos que o controle efetivo de acesso de passageiros aos ônibus cabe aos agentes públicos com poder de polícia, já que os controladores de estação e os motoristas não têm o poder de barrar passageiros que forçam a entrada nos ônibus, mesmo quando todos os assentos estão ocupados. Vale ressaltar que, com passageiros sentados, cada veículo articulado leva apenas 30% de sua lotação.”

Foto: Reprodução de TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: