Prefeitura estabelece que ônibus circulem com 100% da frota

A Prefeitura do Rio determinou, nesta terça-feira (16/06), que as linhas de ônibus convencionais devem operar com 100% da frota. O mesmo vale para o BRT, que deve circular com a frota integral para atender a população. A resolução foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17/06).

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a nova readequação da frota leva em conta o aumento gradativo da demanda de passageiros, tendo em vista a retomada, progressiva e prudente, das atividades da cidade, seguindo o plano de retomada do Rio de Janeiro em função dos impactos da pandemia de covid-19.

“Novas medidas estão sendo estudadas e poderão ser adotadas em prol da mobilidade da cidade e do deslocamento seguro dos passageiros no transporte coletivo, seguindo as fases do programa de retomada da Prefeitura”, destacou o secretário de Transportes, Paulo Jobim.

A Secretaria informou ter intensificado as ações de orientação e fiscalização, em pontos estratégicos da cidade, para verificar se os operadores estão respeitando a nova determinação sobre a frota em circulação, além de inspecionar o estado de conservação e a higienização dos ônibus, o uso de máscaras por motoristas, o funcionamento dos painéis de previsão de chegada dos veículos, a operação das bilheterias, a disponibilização de orientação quanto ao coronavírus e o transporte de passageiros sem lotação.

“As ações da SMTR seguirão reforçadas para garantir que as determinações da Prefeitura sejam devidamente cumpridas pelos operadores. O objetivo é que a população tenha tranquilidade ao se deslocar de ônibus pela cidade, sabendo que as medidas, além de fiscalizadas, estão sendo reavaliadas com cautela”, finalizou Allan Borges, subsecretário de Transportes.

No início do isolamento social, em março, foi publicada uma portaria que autorizava a adequação da frota, permitindo redução de até 40% em locais de menor demanda de passageiros, considerando a queda significativa no uso do transporte durante o isolamento. Com a nova determinação, a portaria anterior foi revogada.

Multas aplicadas

Desde o início das ações no combate ao novo coronavírus, a SMTR aplicou 1.373 multas por inconformidades nos serviços de linhas convencionais e do BRT, principalmente por lotação nos coletivos. Somente nas últimas duas ações, nesta segunda (15) e terça (16), 284 autuações foram registradas por irregularidades no BRT.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: