Passageiros reclamam da redução de trens e aumento dos intervalos
As estações de trens ficaram ainda mais lotadas, nesta quinta-feira (05/11), primeiro dia de redução da grade operacional em todos os ramais da Supervia. A aglomeração foi maior no ramal Gramacho. Os passageiros reclamaram do serviço prestado pela concessionária desde antes das mudanças. Eles disseram que as composições já circulavam cheias. “Reduz viagens, alegando falta de passageiro… Pra você que usa o serviço, parece faltar passageiro?”, criticou a usuária do transporte nas redes sociais.
Em nota, a SuperVia informou que segue monitorando o movimento para adequar a operação à demanda, que caiu 40% em relação ao número de passageiros transportados antes da pandemia. Para compensar os custos, a empresa diminuiu a frota, desativando ao menos 30 trens.
Outro passageiro se queixa: “Isso que a Supervia está fazendo a partir de hoje é um absurdo, intervalos médios no ramal Santa Cruz de 25 minutos. Nem no dia de sábado é assim”, protestou. Outra internauta cobrou providências: “A gente já paga uma fortuna por um transporte que não é de qualidade, o ramal Santa Cruz já está o verdadeiro inferno com essa história de parador, agora eles pioram o serviço? Só pode ser brincadeira mesmo”
Segundo a concessionária, a nova grade de horários, com ajuste em todos os ramais, manterá a taxa de ocupação das composições abaixo de 60%, limite máximo estipulado pelo estado e fiscalizado pela Agetransp e continuará cumprindo todos os decretos estaduais e a legislação vigente.
Confira os novos intervalos nos horários de pico de cada ramal:
Horário de pico da manhã:
Deodoro – Santa Cruz
Entre Santa Cruz e Benjamim do Monte – intervalo médio de 16 minutos
Entre Campo Grande e Central do Brasil – intervalo médio de 11 minutos
Japeri
Entre Nova Iguaçu e Japeri – Intervalo médio de 15 minutos
Entre Central e Nova Iguaçu – Intervalo médio de 7,5 minutos
Belford Roxo
Intervalo médio de 25 minutos
Saracuruna
Central a Gramacho – intervalo médio de 12 minutos
Gramacho a Saracuruna – intervalo médio de 23 minutos
Horário de pico da tarde:
Deodoro – Santa Cruz
Entre Central do Brasil e Campo Grande – intervalo médio de 9,5 minutos
Entre Campo Grande e Santa Cruz – intervalo médio de 19 minutos
Japeri
Entre Central e Nova Iguaçu – Intervalo médio de 8,5 minutos
Entre Nova Iguaçu e Japeri – Intervalo médio de 17 minutos
Belford Roxo
Intervalo de 29 minutos
Saracuruna
Central a Gramacho – intervalo médio de 13 minutos
Gramacho a Saracuruna – intervalo médio de 23 minutos
Para conhecer todos os novos intervalos/horários e planejar suas viagens, os clientes podem acessar supervia.com.br/planeje; ou entrar em contato com a SuperVia pelos canais de atendimento da concessionária (perfis nas redes sociais, site, SuperVia Fone no 0800.726.9494.
Foto: Reprodução redes sociais