BRT: Motoristas fazem paralisação contra parcelamento do 13º

Motoristas do sistema BRT fizeram uma paralisação no início da tarde desta segunda-feira (30/11) em protesto ao parcelamento do 13º em cinco vezes. O BRT Rio informou que, devido ao protesto, os serviços dos três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) foram interrompidos. “O movimento acarretou irregularidades nos intervalos, inviabilizando a operação em todo o sistema”, diz a nota da concessionária.

Na estação Alvorada, na Barra da Tijuca, houve confusão com passageiros revoltados com os ônibus parados.

Leia a nota do consórcio na íntegra:

O BRT Rio informa que os serviços nos seus três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) foram interrompidos nesta tarde, devido à paralisação das atividades de alguns motoristas. O movimento acarretou irregularidades nos intervalos, inviabilizando a operação em todo o sistema.

A manifestação dos motoristas decorre do parcelamento do 13º salário pelo BRT Rio. Devido ao colapso financeiro pelo qual o sistema vem passando desde o início da pandemia, o sindicato dos empregadores está em negociações com o Sindicato dos Rodoviários sobre a necessidade desse parcelamento, sob o risco de parar definitivamente suas atividades. Hoje (30/11) foram depositados 20%. O posicionamento sobre o saldo remanescente será informado em 15 dias, em função das negociações sindicais. Uma assembleia geral extraordinária com a categoria será realizada nesta quarta-feira, dia 2, para deliberar sobre a questão.

Ressaltamos o comprometimento do BRT Rio no sentido de que, caso sobrevenha qualquer auxílio ou subsídio das esferas de governo, a quitação do 13º salário dos seus funcionários será antecipada na mesma proporção.

Apesar das dificuldades financeiras decorrentes das medidas restritivas impostas pelo combate à Covid-19, que causaram perda de receita de R$ 155 milhões de março a outubro, e também pelo conjunto de aspectos que vêm contribuindo para o desequilíbrio financeiro do sistema, tais como o não reajuste da tarifa há 22 meses, a evasão por calotes, as políticas de gratuidade sem fonte definida de custeio, a concorrência desleal do transporte clandestino, a má conservação das pistas e os furtos de equipamentos e vandalismo nas estações, o BRT Rio vem honrando o pagamento de salário de seus colaboradores, e o mesmo será feito em relação ao 13º salário.

Roubo de veículo

Agentes da Operação Barra Presente prenderam, no início da tarde desta segunda-feira, um homem que dirigia indevidamente um ônibus do BRT. De acordo com informações preliminares, ele é um motorista de outra empresa que alegou estar revoltado com a demora do ônibus sair do Terminal Alvorada.
O homem decidiu assumir a direção por conta própria, seguindo pela Avenida das Américas. No caminho, apanhou sete passageiros que aguardavam a condução. Em nota oficial, o BRT informou que o veículo articulado foi localizado com ajuda das câmeras de monitoramento do Centro de Operações do BRT Rio. A Polícia Militar deteve o criminoso na altura da estação Pontões/Barra Sul, também na Barra.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: