Reversível na Linha Amarela será suspensa a partir desta 4ª feira
Com o objetivo de reduzir os transtornos observados no sentido Fundão-Barra e na Av. Brasil, a operação da faixa reversível da Linha Amarela será suspensa temporariamente, a partir desta quarta-feira (09/12). Segundo a Prefeitura, a medida tem por base estudo desenvolvido pela CET-Rio que identificou alterações significativas nas características do trânsito da via.
A faixa reversível funcionava nos dias úteis, das 6h às 9h, com o objetivo de facilitar os deslocamentos no sentido Barra-Fundão. Após a liberação do pedágio, em setembro, o crescimento de volume no sentido Barra-Fundão foi de 25,45%, enquanto no sentido Fundão-Barra foi de 32,83%.
Outro fator determinante foi referente às filas de veículos no horário de funcionamento da reversível. Após a retomada das atividades, o sentido Barra-Fundão teve uma redução em torno de 28% nas filas, quando comparadas com o período antes da pandemia. Já no sentido oposto, Fundão-Barra, houve um aumento bastante considerável, em torno de 87%.
Os reflexos destas filas têm impactado negativamente a Av.Brasil e a ligação da Linha Vermelha à Linha Amarela, afetando os veículos que seguem para os bairros da Zona Norte, Jacarepaguá e Barra da Tijuca pela mesma e, também, os que seguem em direção ao Centro pela Av. Brasil.
Além disso, frequentemente, a reversível da Linha Amarela tem sido encerrada antes do horário previsto em função do baixo volume de veículos. “Portanto, diante dos fatos constatados, entende-se que a suspensão da reversível nesse momento é a medida correta a ser adotada”, afirma a nota da prefeitura.
Segundo a CET-Rio, o monitoramento das condições do trânsito em ambos os sentidos da via continuará, bem como os estudos técnicos, acompanhando as condições de circulação sem a faixa reversível.
Foto: Divulgação