TST condena empresa por falta de banheiro para motorista

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve, por unanimidade, a condenação da Linave Transportes por não oferecer sanitários em terminais e pontos finais de ônibus. A empresa, com sede em Nova Iguaçu, terá de pagar R$ 5 mil a um motorista por danos morais.

De acordo com a ministra-relatora, Dora Maria da Costa, uma jurisprudência do TST firmou como entendimento padrão que a ausência de instalações sanitárias ao longo da jornada, como banheiros químicos caracteriza ofensa à dignidade do empregado e dá direito ao pagamento de indenização pelo dano moral.

No processo, o motorista relatou que era obrigado a usar banheiros de bares ao redor dos pontos finais, que, “além de pagos, não tinham condições de uso, devido à falta de água para lavar as mãos e papel higiênico”. O profissional ainda disse que a humilhação era tanta que, muitas vezes, era obrigado a fazer suas necessidades na rua, em postes e muros.

O motorista ganhou a ação em primeira instância, na 4ª Vara do Trabalho de Nova Iguaçu, mas a empresa recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) e perdeu novamente.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: