Campo de Santana é reaberto e parques têm horário ampliado

A Prefeitura adiou a reabertura das áreas de lazer e a volta da permissão do estacionamento na orla aos domingos e feriados. Segundo o município não houve tempo de fazer uma campanha para evitar aglomerações. Nesta sexta-feira (08/01), o Campo de Santana – fechado há dez meses por conta da pandemia de Covid-19 foi reaberto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smac) também publicou resolução no Diário Oficial com a ampliação do horário de funcionamento de 38 parques, incluindo o Campo de Santana, que passarão a abrir duas horas mais cedo, às 6h, com fechamento às 17h.

A resolução estabelece ainda novos parâmetros para o uso de parques em função da pandemia. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a ideia é evitar aglomerações e incentivar atividades ao ar livre com todos os cuidados necessários.

Será aferida a temperatura de visitantes em locais fechados, e não será permitida a entrada de quem estiver com temperatura acima de 37,8 graus. Estão autorizados piqueniques com até seis pessoas que morem no mesmo domicílio, respeitando o distanciamento de dois metros entre os grupos.

“Estamos devolvendo esse espaço importante da cidade, uma área de lazer histórica, que está há quase um ano fechada e que tem que ser aberta à população, especialmente nestes tempos de pandemia, em que as pessoas têm dificuldades de utilizar os espaços públicos. É importante que as pessoas tenham um espaço para fazer suas atividades físicas, e agora, aqui, a gente atende à população do Centro”, disse o prefeito Eduardo Paes.

A lotação dos parques está condicionada às informações de classificação de risco por Região Administrativa, com regras divulgadas nesta sexta-feira pela Secretaria municipal de Saúde. A classificação seguirá três níveis de Alerta — 1, 2 e 3, conforme indicadores que mostram a evolução da doença por região do Rio de Janeiro. Segundo o prefeito, boa parte da cidade está hoje no nível 1.

No nível 1, não existem restrições quanto à quantidade de pessoas nos parques, respeitada a lotação máxima por área. No nível 2, os parques vão poder abrir com a metade da lotação. Já no nível 3, a lotação será reduzida a um terço e haverá a proibição da entrada de maiores de 60 anos.

Foto: Divulgação Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: