Rodoviários querem discutir crise do setor na Câmara do Rio

O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Sebastião José, disse que enviou ofício para a Câmara dos Vereadores, pedindo a realização de uma audiência pública para discutir a crise financeira do transporte coletivo. “No documento, pedimos que sejam convidados representantes dos consórcios, das empresas de ônibus, da sociedade civil e Ministério Público; além dos secretários de Transportes e da Casa Civil do município”, acrescenta.

Sebastião José explicou que o fechamento da Viação Acari, segundo o contrato de concessão, não deveria prejudicar os passageiros, já que a obrigação da operação das linhas é dos consórcios e não das empresas.

Os profissionais da Viação acari, entre motoristas, cobradores, mecânicos, despachantes e funcionários da administração, rejeitaram a proposta da direção da empresa para o pagamento de salários atrasados, cesta básica, décimo terceiro e ticket alimentação.  A demanda foi encaminhada nesta quinta-feira (06/05) para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A Viação Acari é a 17ª empresa que fecha as portas nos últimos oito anos. De acordo com José Carlos Sacramento, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, a crise financeira que atinge o sistema de transportes vem crescendo, o que deixa os trabalhadores do setor em pânico. “Nos últimos dez anos foram perdidos 20 mil empregos. Só durante a pandemia da Covid-19  foram 7 mil demissões. É de grande importância que o Poder Público ou o Judiciário intercedam para que a categoria tenha melhores condições de trabalho e a população possa contar com um transporte digno”, argumentou.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: