BRT Transbrasil beneficiaria população negra e de baixa renda

Um estudo realizado pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP) mostrou que a população negra e de baixa renda seria a maior beneficiada com a conclusão da obra do BRT Transbrasil, prevista para o ano que vem. Para o Instituto, o corredor exclusivo é uma oportunidade para reestruturação urbana dos bairros cortados pela Avenida Brasil e aprimoramento dos espaços para os moradores e trabalhadores e visitantes da região.

De acordo com a pesquisa, atualmente, 8,3% da população que ganha até um salário mínimo mora perto de uma estação de BRT. Com a conclusão da obra esse número subiria para 12,7%. São mais de 120 mil pessoas de baixa renda que estariam mais perto de uma estação. Para a população negra, os números são ainda maiores. Quase 60% a mais de pretos e pardos estariam mais próximos de uma estação. Enquanto que para a população como um todo seria um crescimento absoluto de quase 250 mil pessoas, cerca de 44,2%.

Avaliando toda a rede de estação de média e alta capacidade, incluindo o BRT, o estudo mostra que cerca de 95 mil pessoas com renda até um salário mínimo teriam mais oportunidades de deslocamento e quase 190 mil da população geral. Os números também são positivos para pretos e pardos, com aumento de 13,4%.

Segundo a análise do Instituto, o Transbrasil tem um potencial de reduzir as desigualdades, principalmente para a população de baixa renda e de facilitar os deslocamentos da população no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana. Entretanto pontua que a implementação do projeto precisa ser realizada na sua versão completa, com um corredor exclusivo até o centro da cidade e a finalização dos terminais Margaridas e Missões que garantem a conexão.

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: