Ipem: posto em Itaguaí ajuda caminhoneiros a obter certificado
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) instalou um Posto Móvel Itinerante em Itaguaí, para agilizar a liberação do Certificado de Verificação de Cargas Sólidas transportadas em caminhões basculantes.
De acordo como coordenador do posto, Fernando Saiago, a base do ônibus itinerante foi escolhida devido à proximidade com o final do Arco Metropolitano e o Porto de Sepetiba. Nesse trecho da via, passam centenas de caminhoneiros que não precisam mais se deslocar para os antigos postos de verificação para retirar o certificado.
“Na verificação, os fiscais fazem todas as medidas exigidas por lei como altura, largura, comprimento e condições gerais da caçamba, além de verificarem a plaqueta de identificação da caçamba. Caso não esteja dentro da conformidade, o caminhoneiro é orientado a realizar os consertos necessários e retornar para nova inspeção; só assim ele receberá o Selo de Qualidade do órgão”, esclarece Fernando.
A unidade móvel fica no posto de combustíveis Shell em frente a Nuclep, e funciona diariamente das 8h às 16h. “Para realizar a verificação o caminhoneiro precisa primeiro retirar aqui no posto volante, o boleto para realizar o pagamento de uma GRU no valor de R$ 205,55, que pode ser pago em qualquer agência bancária, loteria ou pelo aplicativo do banco. O Certificado de Verificação de Cargas Sólidas tem validade de 4 anos.
O posto móvel itinerante do Ipem/RJ em Itaguaí realiza a verificação de cerca de 16 caminhões por dia, e já emitiu mais de 250 certificados.
Foto: Divulgação