‘Ande de táxi legal’: 458 veículos receberam o selo no Leme

Para evitar que taxistas da cidade se desloquem até a sede do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ), em Piedade, fiscais da Diretoria de Táxi estão nesta segunda-feira (19/07) com o ônibus itinerante do órgão na Praça do Leme, dando continuidade a colocação do selo “Ande de táxi legal”, que tem o objetivo de dificultar ao máximo a ação de táxis piratas tanto na capital, quanto no interior do estado. Hoje 458 veículos receberam o selo. Desde o início da campanha, cerca de 10.500 táxis dos 33 mil que circulam em todo o estado, já foram adesivados.

De acordo com o presidente do Ipem/RJ, Kenedy Martins, o novo dará maior tranquilidade ao usuário no momento do embarque. “Nossa próxima etapa é começar esse trabalho em todos os municípios com as equipes itinerantes. Se no momento de embarcar o usuário observar que o taxista não possui esse selo, não o faça e entre imediatamente em contato com o órgão através do 0800 282 3040 ou pelo e- mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h”, explicou.

Já o presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins, explicou que para dificultar qualquer tipo de clonagem, o selo terá sete itens de segurança e sua identificação só poderá ser feita por fiscais da Diretoria de Táxis do Ipem/RJ, que utilizarão equipamentos com luz ultravioleta para realizar a leitura do código de barras e demais lacres de segurança impressos no selo.

“Ele será afixado do lado direito do para-brisa dianteiro do veículo, facilitando a identificação por parte do usuário de que se trata de um veículo legalizado, e caso haja tentativa de ser retirado do local, ele irá se desfazer, pois é todo picotado justamente para evitar essa possibilidade”, disse.

O Ipem/RJ informou ainda que para impedir que veículos circulem ilegalmente ou com uma dupla autorização, passará a se basear em um cadastro único com todos os dados dos proprietários dos veículos, que serão fornecidos pelas prefeituras.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.