Paes anuncia plano de retomada e calendário de eventos

A Prefeitura anunciou, nesta quinta-feira (29/07) que vai flexibilizar as medidas restritivas, caso o cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 na cidade se mantenha em queda, com a vacinação da população carioca. De acordo com o município, o fim das restrições será feito progressivamente em três etapas de setembro a novembro.

No dia 2 de setembro haverá a liberação de eventos em ambientes abertos; permissão de público com esquema vacinal completo nos estádios (com 50% da capacidade) e liberação de público em boates, casas de shows e festas em locais fechados com esquema vacinal completo e com 50% da capacidade. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

Em 17 de outubro, as boates, casas de show, festas em locais fechados e os estádios estarão liberados para abrir com 100% da capacidade desde que o público apresente esquema vacinal completo. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

Na última fase, em 15 de novembro, o uso de máscara será obrigatório apenas em transporte público e estabelecimento de saúde. A partir dessa data, a prefeitura vai liberar a livre circulação das pessoas, sem restrição de capacidade e distanciamento.

Calendário de eventos marca retomada

Para marcar esse retorno, a prefeitura vai promover, ao longo de um ano, o calendário de eventos “Rio de novo”. O início das comemorações será no dia 2 de setembro, culminando com um feriado municipal no dia 2 de setembro de 2022: o Dia do Reencontro.

Ações – 2 a 5 de setembro de 2021

Fechamento de ruas para o trânsito; Eventos em polos gastronômicos; Pontos icônicos da cidade com iluminação especial, projeções e apresentações musicais; Diversos DJs estarão espalhados em variados pontos da orla carioca; Manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos do Rio com priorização de artistas locais; Atividades em áreas abertas de equipamentos culturais do município; Meia entrada nos principais pontos turísticos da cidade; Iluminação de pontos icônicos da cidade; Mapping (projeções) e orquestra nos Arcos da Lapa; programação especial na Cidade do Samba e na Cidade das Artes; Atividades em todas as vilas olímpicas da cidade; Taça Renasce Rio: partida comemorativa com 50% de público; Meditação, tai chi chuan e yoga em praça e parques; Campeonato de futebol solidário em comunidades; Jogos de botequim;

Dia do Reencontro – Novo Feriado Municipal – 2 de setembro de 2022.

“A pandemia não acabou, o que estamos anunciando depende muito da atitude de cada um de nós. É fundamental que as pessoas continuem se vacinando, assim como o respeito às regras, o uso da máscara e o distanciamento. Só assim vamos comemorar a vida e o reencontro. Queremos fazer um ano de celebração da vida, da esperança e de renascimento. Temos um norte com a perspectiva da vacinação e o nosso planejamento vai permitir que as pessoas se programem para o fim da pandemia. Precisamos”, explicou o prefeito Eduardo Paes durante coletiva no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Foto Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: