Vans: Comissão da Alerj cobra ações do Detro, Prefeitura e Riocard

Vans que não cumprem as rotas determinadas pela prefeitura, falta de gratuidade para idosos conforme determinado por lei, fiscalização falha do Detro e da Guarda Municipal, além de equipamentos eletrônicos do RioCard oferecidos pela Internet. Para tentar entender toda essa desorganização no transporte alternativo, o presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado Dionísio Lins (Progressista), encaminha nesta quarta-feira (25/08) para a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), requerimento de informações. O documento cobra o número atualizado de vans legalizadas que circulam na cidade, quantas circulam com o equipamento de GPS, se houve licitação e quais empresas participaram para a compra desses equipamentos, a data da última aferição dos GPSs, se eles são aferidos anualmente e qual empresa ou órgão que realiza essa aferição.

 “Denúncias divulgadas recentemente mostram que é mais do que comum motoristas de vans estarem circulando por locais completamente fora de suas rotas originais, são as chamadas ‘fuga de rotas’. Isso sem falar que na maioria das vezes eles são obrigados a pagar para trabalhar em determinadas rotas mais rentáveis; uma questão de segurança pública que precisa ser apurada com todo o rigor”, questiona o parlamentar.

Dionísio afirmou também que vai cobrar do Detro, informações sobre o número de vans apreendidas desde o início do ano e o valor das multas aplicadas. Outra questão que também será apurada, diz respeito aos validadores do RioCard.

“Como validadores oficiais de cartões do RioCard são oferecidos pela Internet sem nenhum tipo de repressão? Como eles foram parar nas mãos dessas pessoas? Quantos validores estão instalados hoje nas vans? Existe algum tipo de controle na instalação desses equipamentos? Tudo isso precisa ser investigado e apurado com urgência. Com a palavra a RioCard”, conclui.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: