BRT faz ações sobre a prevenção do câncer de mama

Em apoio à campanha Outubro Rosa, será realizada uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, nesta quinta-feira (07/10), na estação do BRT Salvador Allende, no Recreio dos Bandeirantes. Das 7h às 12h, uma equipe da Secretaria da Mulher distribuirá folhetos educativos aos passageiros destacando a necessidade de diagnóstico precoce.

Desde o dia 1º de outubro, 50 BRTs estão circulando com o laço rosa, símbolo da campanha Outubro Rosa, no para-brisa. Além disso, em parceria com a RioLuz, a estação Salvador Allende ficará iluminada de rosa à noite até o fim do mês.

Também foi montada na estação a exposição informativa “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, elaborada no âmbito do projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas”, uma parceria entre o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os primeiros relatos da doença foram feitos pelos egípcios e gregos na Antiguidade. Com base em imagens e gravuras, a exposição traça um amplo panorama e fala sobre os primeiros passos da cirurgia, a evolução das formas de tratamento e os meios diagnósticos existentes atualmente. A mostra poderá ser vista pelos passageiros do BRT até o fim do mês.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Somente em 2021, o INCA estima que mais de 66 mil mulheres terão câncer de mama no Brasil. Esses dados mostram a importância de a mulher estar informada e atenta a qualquer alteração suspeita nas mamas.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: