Homem é flagrado furtando cabos de sinalização da Supervia

Agentes da SuperVia que faziam ronda de rotina flagraram um homem furtando cabos de sinalização nas proximidades da estação Ramos, no ramal Saracuruna, por volta das 4h20 desta quinta-feira (14/10). Com ele, havia 16 metros de cabos de sinalização. A concessionária acionou imediatamente a Polícia Militar e o suspeito foi conduzido para a delegacia. 

De acordo com a SuperVia, de janeiro a setembro deste ano, houve 409 ocorrências de furtos de cabos de energia e de sinalização no sistema ferroviário, totalizando mais de 23 mil metros de cabos retirados indevidamente do sistema. Desde o início do ano, já foi gasto mais de R$ 1 milhão com recuperação do sistema de sinalização devido a esses crimes.

Os casos são comunicados às autoridades competentes e registrados na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).  “A SuperVia lamenta que ocorrências como essa causem riscos à operação dos trens e transtornos aos seus milhares de clientes”, diz a nota da empresa.  

Os agentes da SuperVia não têm poder de polícia, mas realizam rondas constantes e acionam a polícia sempre que necessário. Por vezes, essa parceria resulta em detenções ou prisões de criminosos. A empresa tem notificado todos os casos e contribuído com imagens e informações que possam auxiliar nas investigações sobre as quadrilhas especializadas nesses crimes, como furtos de cabos de energia e sinalização, e de grampos (peças que fixam os trilhos aos dormentes).  “Com o agravamento da situação, é importante que as ações conjuntas gerem resultados que contribuam para amenizar o impacto que furtos de cabos e equipamentos têm gerado sobre a prestação de serviço aos passageiros da concessionária”, destaca a nota.  

Foto: Divullgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: