CPI dos Trens constata precariedade no ramal Santa Cruz

Deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Trens, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), embarcaram na Central do Brasil e, após parada na estação Deodoro, seguiram até a estação Santa Cruz. Ao longo do caminho, encontraram lixo nas margens da linha férrea; buracos nas paredes; dormentes em mau estado; falta de acessibilidade e de banheiros nas estações; vagões com desembarque distante e com altura em desconformidade com a plataforma.

A presidente da CPI, a deputada Lucinha (PSD) lamentou a precariedade do serviço oferecido à população.  “O governo tem que fiscalizar junto à Agetransp. É um descaso. Os usuários do ramal Santa Cruz ainda imploram a volta da linha expressa, que parava em 18 estações, em vez das 34 do parador. A passagem é cara, a SuperVia tem que assumir a responsabilidade dela. É uma falta de zelo. As pessoas atravessam a linha por buracos, as canaletas não são limpas há muito tempo”, resumiu.

O deputado Luiz Paulo (PSD), que é engenheiro civil com especialização em transporte, constatou que a manutenção feita pela concessionária é corretiva e não preventiva. Ele ressaltou a importância da linha que atravessa 12 municípios da Região Metropolitana, que deveria estar integrada a outros modais complementares. O parlamentar destacou que, sem oferta de transporte público de qualidade, não há desenvolvimento econômico.

“Só fazem o mínimo para o sistema não colapsar. A linha é um depósito de lixo, a estação Senador Camará (Zona Oeste da capital) está sob controle dos narcotraficantes. O Governo do Estado precisa ter uma posição forte diante da concessionária. Para o serviço ficar razoável precisa melhorar muito. Apesar de ser um serviço estruturante, o trem vai se desestruturando, perdendo passageiros”, afirmou.

A deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) se mostrou impressionada com a situação de abandono: “Quero dizer que ficamos estarrecidos, muito impressionados com as condições dos trilhos e das estações. A composição balança tanto que pode causar problemas de coluna. É muito grave, é muito abandono. A empresa não demonstra respeito com o povo”. Também participaram da inspeção os deputados Giovani Ratinho (SDD), Martha Rocha (PDT) e Waldeck Carneiro (PSB).

Foto:  Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: