Seop faz operação de ordenamento em estações do BRT

Agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) apreenderam 15 facas, 11 chaves de fenda, cinco navalhas, sete tesouras, um serra, uma máquina de furar, além de misturadores de entorpecentes, cordões e até uma cápsula de fuzil e uma capa de colete balístico durante operação nas estações do BRT em frente ao Parque União e Nova Holanda, na Avenida Brasil. A ação conjunta de acolhimento e ordenamento urbano foi realizada, na madrugada desta quarta-feira (30/11). Foi necessário o fechamento da pista central da via, no sentido Zona Oeste.

Na operação, foram abordadas dez pessoas em situação de rua, mas nenhuma aceitou acolhimento e a maioria das pessoas que ali estavam saiu rapidamente com a chegada das equipes.  Um homem foi conduzido para a 21ª DP para verificação de antecedentes criminais. Foi recolhida cerca de uma tonelada de entulho e lixo.

“A gente vinha recebendo várias denúncias sobre a ocupação irregular nessa estação do BRT, na altura da Maré, e programamos essa operação em conjunto com outros órgãos da Prefeitura. Tivemos uma grande quantidade de itens apreendidos, materiais esses que muitas vezes servem para cometimento de furtos de cabos, de depredações e vandalismos. Essa foi uma ação para recuperar essa estação, para trazer ordem pública e segurança e colocar a população sempre em primeiro lugar, trazendo mais dignidade para as pessoas que usam o BRT”, explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A ação contou também com agentes da Guarda Municipal, da Secretaria de Assistência Social, do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, da Comlurb e da Subprefeitura da Zona Norte.

“Temos a urgente necessidade de tratar as ações de abordagem em dois vértices distintos: um para os moradores em situação de rua por questões sociais, econômicas que devem ser tratados pela secretaria de Assistência Social; e outro para os usuários e dependentes de substâncias químicas, que necessitam de um olhar muito mais sensível e devem ter um acompanhamento da Secretaria de Saúde. Esse olhar analítico traria um enorme benefício à cidade e um tratamento muito mais digno e humano a essas pessoas que necessitam de ajuda e de carinho”, acrescentou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Foto: Prefeitura/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: